Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Arranjo Produtivo Local do mel fortalece economia de MT

O Arranjo Produtivo Local (APL) do mel, conhecido como “Mel na Mesa”, tem contribuído para o fortalecimento da economia da região Sudoeste de Mato Grosso nos últimos anos. O projeto, que busca ampliar a produção dos produtos apícolas no município de Cáceres e proximidades, proporciona aos pequenos produtores a inserção nos mercados local e estadual, de forma competitiva e sustentável.


De acordo com o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, o programa atualmente tem beneficiado 282 apicultores, distribuídos em 22 municípios do Estado. “A ideia é aumentar a produção de mel na região, onde a prática é realizada, em sua maioria por pequenos produtores que utilizam mão-de-obra familiar. A apicultura apresenta-se como alternativa de emprego e renda, tendo boas condições de desenvolvimento no local”.

A capacitação dos apicultores é feita pelo SEBRAE-MT, que em parceria com o Governo do Estado, por meio da Sicme, é responsável por oferecer palestras, seminários, cursos, assistência técnica para os produtores de mel e pelo monitoramento da implantação e desenvolvimento do projeto.

Entre uma das ações de comercialização que o convênio (SEBRAE e Sicme) apoia está a semana do mel, que consiste em ações de marketing promocionais em pontos de venda como: padarias, supermercados, academias de ginásticas, clinicas de estéticas, lojas de produtos naturais e de alimentos. No mês de dezembro, a semana do mel aconteceu entre os dias sete a 13, nos supermercados, empórios e padarias da região.

Além do mel, outros produtos como cera, própolis, pólen e geleia real também são explorados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet