Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Garibaldi aguarda decisão do PMDB e diz que Renan Calheiros é o novo líder

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), reafirmou nesta terça-feira (13) que só irá desistir da candidatura se houver um pedido de seu partido. A possibilidade de Garibaldi abandonar a disputa decorre do crescimento do nome de José Sarney (PMDB-AP) nas especulações sobre a sucessão na Casa. O presidente do Senado afirmou ainda que o PMDB já teria definido o seu novo líder. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) assumiria o posto.


Garibaldi reafirmou sua candidatura, disse que não foi procurado pelos colegas de partido, mas abriu o espaço para deixar a disputa. Afirmou que espera o retorno dos colegas das férias para decidir o que fazer.

“Ninguém me disse mais nada, deve ser porque estão de férias. Fiquei triste com toda essa história porque a minha versão é de que não quero desistir. Como também não quero ser mais realista que o rei, se o PMDB assim decidir, eu desisto”, disse o presidente do Senado.

Além de Garibaldi, o outro candidato já lançado à sucessão no Senado é Tião Viana (PT-AC). Sarney, por sua vez, recusou em algumas oportunidades a candidatura, mas sofre forte pressão de aliados dentro do PMDB para aceitar a missão.

Um jantar da bancada peemedebista com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve resolver a questão da candidatura. O encontro estava previsto para esta terça-feira (13), mas foi adiado para a próxima semana. A justificativa para o adiamento foi uma forte gripe de Sarney.

A volta de Calheiros

Garibaldi confirmou ainda que já existe uma definição sobre o retorno de Calheiros à liderança do partido. Ele ocupou o cargo antes de ser presidente do Senado, posto que deixou após um escândalo.

“Ao que sei, Renan já foi escolhido numa lista. Foi apertado, não foi fácil e eu não assinei a lista porque acho que como presidente não devo me intrometer nestas disputas de liderança”, disse Garibaldi.

Desde sua renúncia da Presidência do Senado, em dezembro de 2007, Calheiros havia submergido na Casa, sem ocupar postos de destaque. No final de 2008, no entanto, começaram as especulações sobre uma possível volta de Calheiros à liderança do PMDB. O atual líder, Valdir Raupp, tentava se manter no cargo. Com menos apoio na bacada, Raupp deve ser deslocado para outro cargo, assumindo a liderança do governo no Congresso, atualmente nas mãos de Roseana Sarney (PMDB-MA). Ela deve ser operada de um aneurisma em fevereiro e deixará a função.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet