Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Governistas começam a articular candidatura de Sarney ao comando do Senado

A três semanas da eleição para a presidência do Senado, o senador José Sarney (PMDB-AP) analisa a hipótese de se lançar candidato, como única alternativa de unir governistas e oposição.


A Folha Online apurou que a reviravolta deve ocorrer apenas no final do mês após uma conversa definitiva entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Sarney. Na próxima semana, ambos devem ter um encontro, mas ainda não será o que vai selar a decisão.

Parlamentares do PMDB que acompanham as negociações afirmam que a insistência do presidente Lula no nome de Sarney seria uma resposta aos anseios de deputados governistas e oposicionistas. Segundo aliados, a percepção de Lula é que a candidatura do senador Tião Viana (PT-AC) não teria obtido a força desejada.

Em meio às articulações do PMDB com o Planalto, Sarney já teria sinalizado que estaria disposto a reconsiderar e ser aclamado, por governo e oposição, como presidente do Senado. Integrantes do seu partido disseram a Sarney ter conseguido reunir 58 assinaturas em apoio ao lançamento de sua candidatura.

Paralelamente, a Folha Online apurou que o movimento comandado pelo Planalto é para acalmar os senadores peemedebistas, que levaram à cúpula do governo a preocupação com a eleição de Tião.

Golpe

Na interpretação de um grupo de peemedebistas, a candidatura e virtual eleição do petista representariam uma espécie de golpe no regimento interno do Senado, tendo em vista que seria eleito um presidente da quarta maior bancada --as do PMDB, DEM e PSDB superam em números a do PT.

Na prática, segundo esses peemedebistas, a eventual eleição de um petista desrespeita a proporcionalidade, que tem sido uma tradição da Casa, sempre colocando um presidente dos dois partidos com maior representatividade no comando.

Na semana passada, em uma conversa de Lula com alguns ministros, os peemedebistas disseram que a resistência a Tião não seria em relação à eleição de um nome do PT, mas ao descumprimento do regimento. Para alguns peemedebistas, a eleição de um integrante do PT causaria tumulto na organização do Senado.

Receio

Para os integrantes do PMDB favoráveis ao nome de Sarney, a candidatura do ex-presidente resolveria também uma outra pendência: as dúvidas jurídicas que cercam a tentativa do atual presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), de se lançar à reeleição.

Apesar de afirmar que dispõe de seis pareces jurídicos favoráveis à sua candidatura, Garibaldi esbarra no receio de peemedebistas e integrantes de outros partidos que temem que sua eleição seja questionada na Justiça e o Senado venha a ser submetido a mais um escândalo. Outro depois das denúncias que cercaram o ex-presidente da Casa Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou ao cargo após ser acusado de utilizar recursos públicos para o pagamento de pensão alimentícia para uma filha que teve fora do casamento.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet