Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Internet Explorer volta a perder mercado para navegadores rivais

Apesar de ainda manter a liderança no mercado de navegadores, o Internet Explorer, da Microsoft, voltou a perder espaço para seus concorrentes no mês de dezembro, revelou nesta sexta-feira levantamento realizado pela empresa de consultoria Net Applications. 


A pesquisa revelou ainda que cresceu o uso dos rivais Firefox (Mozilla), Safari (Apple) e o recém-lançado Chrome (Google).

O Internet Explorer foi usado por 68,15% dos internautas monitorados em dezembro, o que confirma a uma tendência de queda, já que em novembro ele tinha 69,71%, e em outubro 71,27% da preferência.

Desde o início de 2008, a queda no uso do navegador da Microsoft foi de aproximadamente 75%.

Os concorrentes da Microsoft no segmento se beneficiaram da queda, conforme os dados. A fatia do Firefox chegou a 21,34%, em tendência de crescimento, após registrar 20,78% e 19,97% em novembro e outubro, respectivamente.

O navegador da Apple, Safari, também ganhou espaço nos últimos três meses. Em outubro, tinha 6,57% na participação, passou para 7,13% em novembro e chegou à marca de 7,93% de uso em dezembro.

O navegador Chrome, lançado pela Google no início de setembro, conseguiu ultrapassar pela primeira vez em dezembro a marca de 1% de uso na pesquisa da Net Applications. Ficou com 1,04%, em crescimento, após ter 0,83% do uso em novembro e 0,74% em outubro.

Queda relativa
A Net Applications afirmou que a diminuição do uso da internet no trabalho no último mês do ano pode ter afetado os resultados, em desfavor da Microsoft.

"As férias de dezembro favoreceram fortemente o uso residencial sobre o uso nos locais de trabalho. Isso aumenta relativamente o uso do Mac, Firefox, Safari e outros produtos que têm relativamente alto uso residencial", disse a companhia.

Os dados mostram, no entanto, que a participação no mercado do Internet Explorer teve uma queda mais acentuada em novembro do que em dezembro.

Estatísticas sobre o uso de sistemas operacionais calculados pela Net Applications sugeriram também que usuários de computadores da Apple são mais fiéis ao navegador da marca --Safari-- do que usuários do Windows, que vêm com o Internet Explorer instalado.
Quanto aos sistemas, o Windows tem hoje participação de 88,68%, contra 9,63% do Mac OS e 0,85% do Linux.

Para calcular o uso dos navegadores, a Net Applications coleta números dos sites que usam seu serviço de monitoramento, compilando dados de cerca de 160 milhões de visitantes a cada mês.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet