Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Perdas por causa da chuva em Paraty podem chegar a R$ 15 milhões, diz Defesa Civil

Os prejuízos causados pela enchente que atingiu o município de Paraty, no sul fluminense, no último sábado (10), podem chegar a R$ 15 milhões, conforme informou hoje (14) o coordenador da Defesa Civil municipal, Antônio Tavares. Segundo ele, serão necessários aproximadamente 90 dias para a cidade se recuperar.


“Estamos trabalhando muito para recuperar a cidade, mas a destruição foi muito grande, principalmente as obras públicas. Vamos levar um bom tempo para restabelecer a ordem”, afirmou.

Com a tromba d´água que caiu sobre a região no último sábado, o Rio Perequê-Açu, o principal da região, subiu 8 metros e deixou 12 bairros que ficam à sua margem alagados. Pelo menos mil pessoas ficaram desalojadas e 50, desabrigadas. Além disso, calçadas, muros e pontes foram destruídas. O centro histórico do município, famoso por sediar a Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, também foi atingido.

O abastecimento de água no município também foi interrompido, já que a rede de distribuição foi danificada. Segundo Tavares, os serviços de reparo deves ser concluído até o fim da tarde de hoje (14). Enquanto isso, para minimizar os impactos causados à população, a prefeitura contratou dez caminhões-pipa e conseguiu, com municípios vizinhos, o empréstimo de outros dez.

A cidade ainda está em situação de emergência, mas, de acordo com a prefeitura, não há mais moradores desabrigados ou desalojados.

Além de Paraty, no sul do estado, 12 municípios das regiões norte e noroeste do Rio foram atingidos pelas fortes chuvas das últimas semanas, levando suas prefeituras a decretar situação de emergência. Uma outra, Cardoso Moreira, ficou em estado de calamidade pública.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet