Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Cursos técnicos do Senai-MT terão 100 vagas gratuitas

Alternativa frente à graduação acadêmica, a habilitação técnica de nível médio vem sendo cada vez mais procurada por pessoas que buscam uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. Para os interessados nessa modalidade de qualificação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) promove, no dia 24 de janeiro, o processo seletivo para os Cursos Técnicos 2009. Serão 100 vagas gratuitas, destinadas à população de baixa renda, além de outras 260 vagas regulares para o público geral. As inscrições estão abertas e também podem ser efetuadas gratuitamente.


Os cursos serão oferecidos nas cidades de Cuiabá (Técnico em Alimentos, Segurança do Trabalho, Desenvolvimento de Sistemas), Várzea Grande (Segurança do Trabalho, Eletromecânica), Rondonópolis (Eletrotécnica, Mecânica, Segurança do Trabalho) e Cáceres (Segurança do Trabalho). Para participar, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio e ter pelo menos 16 anos de idade. No caso das vagas gratuitas, cabe ao candidato declarar sua renda.

“Incentivamos os interessados a visitar o site do Senai-MT ou as unidades de ensino, no intuito de verificar todas as informações referentes ao processo seletivo (edital) e do curso, além do número de vagas disponíveis”, explica diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo. Segundo ele, a iniciativa busca atender à demanda por mão-de-obra qualificada para as indústrias de Mato Grosso. “Além das 100 vagas gratuitas na qualificação técnica, realizaremos também um processo seletivo para mais de 200 vagas gratuitas na modalidade de Aprendizagem Industrial Básica”, destaca.



CURSOS TÉCNICOS - Visam formar técnicos em determinada área profissional e são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio ou equivalente. A formação objetiva o desenvolvimento de competências e habilidades para ações de planejamento, execução, gerenciamento e revisão de processos. Diferente de outras modalidades, os cursos técnicos são mais abrangentes, possibilitando o profissional a executar diferentes funções em uma mesma área de trabalho.

Outro importante diferencial é a possibilidade de inserção antecipada no mercado de trabalho. “Os cursos técnicos do Senai-MT adotam metodologia do ‘aprender fazendo’, focando sempre a recriação de cenários reais do dia-a-dia. Módulos de certificação intermediária qualificam os estudantes para executar atividades do trabalho em poucos meses”, explica a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento em Educação Técnica e Tecnológica do Senai-MT, Suely Catharino.

Segundo ela, o curso exige ainda a realização de estágio profissional supervisionado, “que muitas vezes se converte em uma contratação efetiva”. Outras informações sobre o processo seletivo (edital) para os cursos técnicos do Senai-MT no site www.senaimt.com.br. Os interessados podem também obter informações pelos telefones: (65) 3612-1700, 3688-1200, referentes à Cuiabá, Várzea Grande, respectivamente, além de (65) 3223-4033, em Cáceres, e (66) 3421-1336, em Rondonópolis.




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet