Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Padaria Comunitária do Jardim Florianópolis produziu 1,2 milhão de pães no ano passado

A Padaria Comunitária Vicente Latorraca, localizada no Jardim Florianópolis, produziu cerca de 1,2 milhão de pães no ano passado. Por semana, foram mais de 25 mil pães, uma média de 20% vendida a um preço simbólico de 10 centavos (por unidade) às famílias de baixa renda residentes na comunidade. O restante da produção foi destinado a subsidiar a alimentação das unidades de projetos e programas de média e alta complexidade da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh).


Ao todo são sete, como Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ProJovem, Siminina, Centros de Convivência de Idosos e Albergue Municipal.

A coordenadora da instituição, Rosângela Frutuoso da Silva, explica que são confeccionados pão francês, mandi (mais adocicado), pão de cachorro-quente, pão doce, com creme e coco, além de bolo confeitado e biscoitos por solicitação da própria secretaria ou de algum dos projetos. Além de haver a integração com a população local onde a padaria está implantada, houve uma economia nos gastos públicos e melhoria da qualidade dos produtos. “Sou muito exigente, se passou do ponto, queimou ou não ficou como deveria, peço para refazer, temos ainda uma nutricionista que faz todo trabalho de monitoramento constante”.

No ano passado, foram reabertas as Padarias Comunitárias dos Centros da Assistência Social (Cras) Tijucal e do Araçá, onde a partir de agosto, passaram a ser produzidos pelo menos 1,5 mil pães diariamente. Toda produção voltada a atender os projetos sociais, numa parceria com a instituição do Jardim Florianópolis, que conta com 10 funcionários, dois padeiros e um auxiliar. Todos fizeram o curso de capacitação de confeitaria, em 2007, e de panificação, no ano passado. “Esse é um serviço essencial e que atinge um alcance social muito grande que completará 6 anos de funcionamento agora no mês de maio”.

Padaria Comunitária do Jardim Florianópolis
Endereço: Rodovia Emanuel Pinheiro, s/n°, ao lado do Centro Comunitário do bairro, saída para Chapada dos Guimarães.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet