Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Atividades para crianças do Peti voltam hoje

Depois de um período de recesso de final de ano, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Cuiabá retoma as atividades hoje (12-01). Mesmo estando no período de férias escolas, crianças e adolescentes participarão de atividades no contraturno ao horário das aulas. A proposta é retirar ou prevenir que meninas e meninos com idade entre sete e 14 anos trabalhem ou fiquem pelas ruas em situação de risco. Na Capital, cerca de 3,7 mil crianças são atendidas. Elas ficam distribuídas em 22 unidades, sendo 80% do meio urbano e o restante em áreas rurais.


A coordenadora Marci Barros explica que esse é um programa federal, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, em que cada um dos beneficiados recebe uma bolsa mensal de R$ 40 (na zona urbana) e R$ 25 (rural). Ao todo, são 15 atividades que englobam o eixo cultural, esportivo e pedagógico, contando com 33 monitores capacitados que cumprem carga horária de 20/40 horas semanais. "A gente resgata a auto-estima da criança, reforça valores positivos, preocupa-se com ela, com a família e promove uma verdadeira revolução silenciosa na sociedade, porque resgatamos seres humanos".

Novidades. Para este ano, estão sendo programadas algumas mudanças, uma delas é uma competição feminina de futebol, paralela ao Peladinho. No ano passado, durante o campeonato participaram 300 crianças, de 25 equipes. Uma parceria com a Escolinha do Gaúcho já está sendo buscada para oferecer um caráter ainda mais técnico à disputa. Aliado a isso, haverá maior rodízio das atividades entre as unidades, entre elas: estudo e incentivo ao hábito da leitura, oficinas de dança, música, vôlei, futebol, futsal, gincanas culturais, atletismo, coral, teatro, capoeira, karatê, mergulho, natação, artesanato, flauta, violino e violão, além de cursos, palestras e passeios.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet