Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Polícia Civil atende cerca de 4 mil pessoas com a Delegacia Móvel

A Delegacia Móvel da Polícia Civil atendeu quase 4 mil pessoas em 2008. Presente em eventos organizados na Capital e em 16 cidades do interior, a unidade registrou 589 boletins de ocorrências, tirou dúvidas, formalizou denúncias, participou de blitze educativas com atendimento policial a mais 3.800 cidadãos.


A diretora adjunta da Polícia Judiciária Civil, Thaís Camarinho, ressalta que presença da delegacia em locais públicos e movimentados estimula a população a buscar pelo serviço policial e ajuda inibir ações de bandidos. “A delegacia móvel acaba sendo uma facilitadora de serviços nos eventos de grandes concentrações de pessoas ou em locais distantes, que o morador não pode ir uma delegacia normal”, afirma Camarinho. “O sucesso dos atendimentos é garantido graças ao trabalho desenvolvido em conjunto com as polícias de cada localidade”, completa.

Facilitar o acesso das pessoas aos serviços policiais é um dos objetivos da delegacia móvel. A unidade disponibiliza a população um dos principais produtos da Polícia Civil, o boletim de ocorrência. O BO é peça primordial para o início de uma investigação e também um documento de segurança no caso de extravio ou perda de documentos pessoais. A comunicação formalizada por meio do boletim é importante em qualquer situação delituosa que a vítima venha sofrer.

A delegacia móvel encerrou 2008, na operação de fim de ano, “Natal com Segurança”. Durante os 31 dias do mês de dezembro, a unidade ficou Instalada na Praça da República. No local, 175 boletins de ocorrência foram registrados, sendo a maioria de extravios de documentos (120) e furto (26). Em média, foram dez ocorrências ao dia. A facilidade de acesso a informações policiais resultou ainda em cerca de 400 atendimentos relativos ao trabalho da polícia e a campanha do desarmamento 2008.

Criação

A Delegacia Móvel foi implantada em junho de 2006, pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio da Polícia Judiciária Civil em parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O projeto visa agilizar procedimentos policiais, intensificando a atuação policial na prevenção e pronto atendimento de ocorrências e delitos.

A delegacia itinerante funciona com dois investigadores e conta com o apoio de delegados e policiais da cidade onde o evento acontece. Os policiais, além dos serviços assistenciais ajudam a prevenir possíveis desordens no espaço. Para realizar os atendimentos a delegacia dispõe de equipamentos eletrônicos e de segurança.

A Delegacia Móvel é parceira do Mutirão da Cidadania, realizado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet