Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Polícia Militar acumula mais de 107 mil atendimentos em Mato Grosso

O relatório mais recente de atividades da Polícia Militar, compilado pela Assessoria de Estatística e Planejamento do órgão, indica que foram atendidas, no exercício de 2008, mais de 107 mil ocorrências em todo Mato Grosso e a tendência é a de que esse número aumente já que o cadastramento de informações referentes às atividades desenvolvidas no ano passado poderá ser realizado até a data de 12 de janeiro nos oito Comandos Regionais (Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra e Juína). Há dez dias, no penúltimo levantamento realizado e divulgado, haviam sido cadastradas 99,6 mil ocorrências. Os dados completos sobre a produtividade da força de segurança serão anunciados, brevemente, em entrevista coletiva.


“Cada uma das ocorrências exige empenho e técnicas de gerenciamento de crise. Cada uma delas, na verdade, é uma situação que merece gerenciamento”, explica o coronel Antônio Benedito Campos Filho, comandante geral da Polícia Militar. Ele frisa ainda, diante das quatro recentes denúncias quanto à ação da PM, que no exercício de 2008, 262 pessoas procuraram à Corregedoria da Instituição para fazer algum tipo de reclamação e denunciar casos de abusos.

“Diante do montante atendido, esse número representa uma fração ínfima do trabalho desempenhado. Já temos 107 mil atendimentos, frisa”. Ele pondera ainda que atividade policial é extremamente estressante, mas que a justificativa não pode ser usada para respaldo de excessos cometidos. "Quem age fora da premissa da Instituição arca com as consequências por seus atos, de acordo com a legislação vigente".

Afirma ainda que em 2008, foram abertos 536 procedimentos pela Corregedoria Geral da PM o que demonstra redução dos índices, já que em 2007 foram pouco mais de 600. “Vivemos sob o amparo da Constituição Federal e não existe mais a execução sumária”. É válido informar que o número de procedimentos abertos (536) é maior do que as denúncias (262) em razão de que cada responsável por Batalhão da PM ou comandante regional pode determinar a instauração de procedimentos de apuração, assim como a Corregedoria tem a prerrogativa de instaurar a análise dos fatos informações internas.

Heróis - Ele informa ainda que no decorrer de 2008 nove policiais militares perderam a vida quando exerciam atividades profissionais e também em acidentes automobilísticos quando se deslocavam para os respectivos locais de trabalho e outros 14 policiais ficaram feridos em atividades inerentes a profissão ou em atendimento de ocorrências. O levantamento é da Diretoria de Recursos Humanos da Polícia Militar. Uma das vítimas trata-se do soldado Marcos Antônio de Oliveira Sabala, morto em 1º de agosto de 2008, ao tentar impedir o resgate de presas da cadeia pública de Cáceres. O soldado Fábio Moraes de Aguiar, morreu em 2 de janeiro de 2008, ao tentar, desarmado, impedir que um adolescente roubasse a quantia de R$ 10 de uma mulher no bairro CPA. “O policial militar é a pessoa que está nas ruas quando todos estão em casa. É ele quem oferece a vida pela do cidadão”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet