Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Ateliê livre completa três meses de funcionamento

Desde o mês de novembro de 2008, a Secretaria de Estado de Cultura aderiu à proposta de reativar o Ateliê Livre, espaço direcionado a proporcionar oficinas e cursos em diversas áreas. Em três meses de funcionamento a repercussão da iniciativa foi um sucesso total, quem garante é a coordenadora de Ações Artísticas Culturais, Ana Moreira.


Desde a reativação do espaço cultural, foram aplicados três cursos: o de pintura, desenho e um na área de reciclagem, ministrados pelos artistas plásticos Valdevino Miranda, Elen Gripp e Benedito Nunes. Ao todo 91 pessoas fizeram os cursos, todas com idade acima dos 10 anos.
Segundo Ana Moreira, Os cursos são importantes para a população, pois, além de oferecer lazer e cultura sem gasto nenhum, tem a proposta de proporcionar geração de emprego e renda através da capacitação. “A proposta da Secretaria de Cultura é dar continuidade nessas ações, e selecionar mais profissionais através dos editais, para que todos possam ministrar os cursos”, diz.

Todos os cursos realizados até o momento tem como público alvo, pessoas com idade acima de dez anos de idade, com duração de 10 a 40h/ aula, durante os períodos matutino e vespertino, com limites de vagas.“Podemos confirmar que até o momento as oficinas foram sucesso total, pois, extrapolaram o número de vagas por turma. Houve situação que dobrou a quantidade de alunos. É interessante destacar que odos os cursos emitem certificados, de acordo com a avaliação técnica do aprendizado”, relata.

A dona de casa Lúcia Maria de Arruda Velo, 52, moradora do município de Várzea Grande, conta que ficou do curso através de sua filha, então decidiu fazer por lazer, mas para a senhora o curso teve outro significado. “Quando me matriculei no curso pensei que iria ser uma distração pra mim, mas agora tenho certeza que me tornei uma profissional de gabarito. Fiz o curso de Contemporâneo Reciclável, que trabalha com peças em jornal e já fui convidada a participar de uma exposição no Centro de Eventos do Pantanal e outro no Sesc Arsenal”, revela a dona de casa entusiasmada, acrescentando que fez 12 peças e vendeu todas no valor de 25 a 35 reais cada.

Os cursos de temporada irão até o mês de março, mas ainda segundo Ana, o objetivo é de continuar nas oficinas mesclando os cursos de iniciação e avançado para aperfeiçoar os artistas já graduados. O ateliê Livre está localizado no palácio da Instrução. Mais informações pelo fone 3613-9204.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet