Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Enchentes provocam epidemia de leptospirose em Itaperuna, no noroeste fluminense

As sucessivas enchentes, que vêm atingindo a cidade de Itaperuna (RJ) nas últimas semanas, provocaram uma epidemia de leptospirose. O alerta é do secretário de Saúde do município, Carlos Alberto Carpi, que contabilizou 16 casos em tratamento da doença, com três mortes. A leptospirose é transmitida com a disseminação da urina dos ratos nas águas e infecta as pessoas a partir do contato direto com a pele.


“É a quarta enchente em 20 dias. Toda a cidade está alagada. O hospital principal, a farmácia popular e o posto de saúde estão cercados pela água. Nós estamos em uma situação difícil”, relatou o secretário, que é obrigado a dar expediente fora da secretaria, também alagada.

Carpi pediu à população para se proteger ao máximo contra a leptospirose, evitando entrar na água, principalmente sem calçados fechados e calças compridas, para evitar a contaminação, pois a bactéria Leptospira entra no organismo por meio de feridas, ainda que pequenas, ou arranhões.

Segundo o secretário, as pessoas devem ser levadas imediatamente para atendimento médico se apresentarem alguns dos seguintes sintomas: febre alta que não baixa, dor no corpo e na panturrilha da perna, dor de cabeça, calafrios e vômitos: “A leptospirose tem sintomas parecidos com uma gripe forte”, comparou. O tratamento da doença é com antibiótico.

Carpi disse que a remoção dos doentes está sendo feita em barcos ou ambulâncias, com a ajuda dos bombeiros, e que a principal carência no município é de alimentos não perecíveis e colchonetes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet