Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Operação de fim de ano mostra atuação efetiva das polícias

A efetiva ação dos órgãos de Segurança Pública alcançou índices positivos durante as operações realizadas no mês de dezembro de 2008. A operação “Natal com Segurança 2008”, que pela Polícia Judiciária Civil terminou no dia 31 de dezembro, apresentou um crescimento na atuação preventiva das polícias Civil e Militar, na região central da Capital e em pontos considerados estratégicos das cidades de Cuiabá e Várzea Grande.


A atuação integrada das forças policiais resultou num aumento de 157% no número autos de prisão em flagrante. Nos quatro Centros Integrados de Segurança e Cidadania (Norte, Sul, Oeste e Leste), foram lavrados 291 flagrantes, 293 termos circunstanciados de ocorrência (TCO), além do registro de 2.732 boletins de ocorrências. Ao todo, foram 311 presos. Dentre os crimes, 51 de violência doméstica, 49 por roubo, 48 por entorpecentes, 38 por furto, 31 para porte ou posse de arma de fogo, e 66 de naturezas diversas. Também foram tomadas 162 medidas de proteção da lei Maria da Penha. Nas delegacias foram ouvidas 2.287 pessoas, em depoimento e interrogatório.

Em 2007, no mesmo período da operação, foram 113 flagrantes de crimes de porte ilegal de arma de fogo, roubos, furtos, entorpecentes, violência doméstica, além de outros, 103 termos circunstanciados de ocorrência, 161 presos, 611 boletins de ocorrência e 766 pessoas ouvidas nos quatro Ciscs.

Em dezembro de 2008, os quatro Ciscs (Norte, Sul, Oeste e Leste) registraram 169 acidentes de trânsito com lesão corporal e 13 acidentes com vítima fatal.

A Delegacia Móvel, instalada na Praça da República durante todo o mês de dezembro, registrou 175 ocorrências, sendo a maioria de extravios de documentos (120) e furto (26). Em média, foram dez ocorrências ao dia. A facilidade de acesso a informações policiais resultou ainda em cerca de 400 atendimentos relativos ao trabalho da polícia e a campanha do desarmamento 2008. No ano anterior, a unidade móvel registrou 61 ocorrências no centro de Cuiabá em todo o período da operação de 2007.

A diretora metropolitana da Polícia Judiciária Civil, delegada Vera Rotilde, observou que houve inibição de delitos nas áreas centrais, onde o fluxo de pessoa é maior devido às compras de fim de ano. “Houve redução nos roubos com excesso de violência de transeuntes, principalmente no centro da cidade, além de mais segurança para a população e os comerciantes”, disse.

A análise do fechamento de dezembro apresenta queda nos indicadores de roubo e furto em relação ao mês de novembro. Nos casos de roubos e furtos em Cuiabá foram 457 e 774, respectivamente, no mês de novembro, contra 385 (roubo) e 749 (furto) em dezembro. Em Várzea Grande, foram 191 roubos e 264 furtos no mês de novembro. Já dezembro registrou 185 roubos e 183 furtos.

A Polícia Judiciária Civil empregou 247 policiais civis e 26 delegacias estiveram diretamente envolvidas na ação de natal, além de 14 viaturas, e 24 policiais dos Centros Integrados de Segurança e Cidadania instalados em Cuiabá e Várzea Grande. A Polícia Militar disponibilizou 1,7 mil homens para atuarem preventivamente nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande. Já o Corpo de Bombeiros, que empregou efetivo de 46 homens.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet