Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Mato Grosso deverá ter 1,5 mil novas vagas em presídios em 2009

A situação das cadeias é caótica. Os prédios estão em péssimas condições, principalmente, porque a maioria das cadeias foram originadas das antigas delegacias. Em entrevista ao site Olhar Direto, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, anunciou a ampliação de 1,500 vagas no Sistema Prisional de Mato Grosso para este ano, para amenizar o problema.



Diógenes contou também que são constantes as ocorrências de fugas, interdições ou a necessidade de reformas. Segundo ele, em Mato Grosso serão construídos quatro novos Centro de Detenções Provisórios nas cidades de Juína, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Peixoto de Azevedo. Além disso, serão ampliados os números de vagas nos presídios da Mata Grande, Central (antigo Pascoal Ramos) e de Cáceres.

A novidade é a construção do presídio de Jovem e Adulto em Várzea Grande com capacidade para 423 vagas, voltado para detentos na faixa etária de 18 a 24 anos. O secretário acredita que o índice de recuperação de detentos nestas idades é maior.

A obra que deve começar ainda no primeiro semestre de 2009 receberá o investimento de R$ 14,8 milhões, provenientes do Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional. Isso se deve a entrada de Mato Grosso ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)

O presídio será equipado com salas de aulas e espaços para realização de cursos profissionalizantes. “O Estado está avançado e tem projetos seguros na área do Sistema Prisional”, destacou o secretário.

Além disso, Diógenes já pensa na construção de novos Centros de Detenção nas cidades de Barra do Garças e Campo Verde. Segundo ele, são dois municípios que cresceram rapidamente e já merecem a construção de cadeias. No entanto, esses centros deverão ficar para 2010.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet