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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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Atendimentos no Procon Municipal em 2008 superam escala dos 100%

O Procon Municipal deve fechar o ano com mais de 100% de aumento na quantidade de atendimentos, comparando-se o ano de 2007 com as projeções de fechamento do mapa de abertura de processos deste ano, que podem ser de mais de 1.300 casos.


Até a primeira quinzena de novembro, 1.088 processos foram abertos. No ano passado, o Procon Municipal realizou 557 atendimentos, sendo 481 transformadas em audiências e 76 solucionadas por telefone, antes de se transformarem em notificações. Até agora, já são 531 atendimentos a mais que no período anterior.

No balanço divulgado pelo Procon Municipal, as empresas que prestam serviços essenciais (fornecimento de água e luz elétrica) aparecem na liderança no ranking das reclamações, com 47%. A seguir, vêm as companhias de telefonia fixa e móvel com 33%, à frente de bancos e lojas em diversos segmentos, que têm 17%. Outros tipos de notificações somam 3%.

Para o diretor-executivo do órgão, advogado Ricardo Siqueira, a quantidade de atendimentos em mais do dobro representa um grande avanço e a certeza de que o Procon está cumprindo sua principal missão, que é a de garantir os direitos do consumidor, orientar os fornecedores e otimizar as relações de consumo. "Os problemas vão sempre existir, e o que aumentou é o nível de conscientização do consumidor, que procura bem mais o Procon para tentar garantir seus direitos", disse. Ele considerou o salto 577 para 1.088 como muito positivo e "uma resposta a um trabalho de divulgação e de resultados positivos alcançados pelo Procon Municipal no período".
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