Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Ações sociais e combate ao tráfico marcam gestão de Diógenes na Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, assumiu a pasta em março deste ano em meio a uma turbulência devido diversas ações polêmicas executadas pelo seu antecessor, o ex-deputado Carlos Brito.


Com índices de violência assustadores e muita pressão política, mas nove meses depois já conquistou grandes avanços e ainda enfrentou uma investigação dentro da pasta relacionada ao Caso Braserv. Com um perfil mais técnico e com visões inovadora ele vem transformando a Segurança Pública no Estado.

Dentre as grandes ações de 2008, Diógenes destaca o fortalecimento das bases da Polícia Comunitária, o projeto Rede Cidadã e ainda as ações de combate ao tráfico. O secretário, em entrevista exclusiva para o site Olhar Direto, explicou que as estruturas da Polícia Comunitária foram formatadas e orçamento das bases foi dobrado.

Curado acredita que para combater a violência é preciso combater a origem, por isso é importante trabalhar as áreas sociais e combater o tráfico, responsável por provocar outros crimes.

A Rede Cidadã foi colocada junto às bases comunitárias para realizar trabalhos sociais e com isso trazer a população para junto da polícia, através de cursos, aulas de artesanato, karatê, judô, etc... O projeto também teve o orçamento ampliado e recebe recursos da pasta da Educação para realizar atividades nas escolas com crianças que moram em áreas consideradas de risco, com maior incidência de crimes.

Diógenes pretende ampliar o número de bases comunitárias no Estado. Estão previstas mais seis bases que serão instaladas em cidades como Rondonópolis, Barra do Garças e Várzea Grande, onde já existem duas atualmente. Na Capital são 12 postos da Polícia Comunitária.

A base comunitária é composta por 25 policiais militares, dois policiais civis, Corpo de Bombeiro e um membro da Política Técnica. Um exemplo de sucesso da trabalho realizado pela Polícia Comunitária e a Rede Cidadão é o posto no bairro Pedra 90, que atende cerca de 50 mil pessoas. “A região era uma das mais violentas e hoje os índices já diminuíram muito. Desenvolvendo as bases comunitárias você consegue diminuir a criminalidade e a do Pedra 90 serve de modelo. É assim que consegue reduzir a criminalidade”, declarou.

Combate ao tráfico

Outro ponto bastante trabalhado pela equipe da Sejusp foi o combate ao tráfico, ação que o secretário já tem experiência da época que atuava como delegado da Polícia Federal. Várias medidas foram tomadas, sendo uma delas a reinauguração da Delegacia de Repreensão ao Tráfico em Cuiabá. “O importante também é que a delegacia já começou bem estruturada com 40 policiais e três delegados”, informou.

Além disso, o trabalho do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) foi incrementado. Segundo o secretário será feita um parceria com o Ministério da Agricultura, já que o grupo também atua no trabalho de coibir a entrada de gado da Bolívia, para evitar febre aftosa e ainda dá apoio à equipe do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), e serão construídas mais seis novas bases comunitárias com toda a estrutura necessária, em toda faixa de fronteira.

A principal base do Gefron, que é conhecida como Avião Caído, também será reformada. Diógenes também conseguiu uma parceria junto ao Ministério da Justiça que irá ceder um helicóptero para transporte de tropa que vai estar permanentemente na fronteira.

Outra ação será aumentar o efetivo e colocar cães farejadores para atuar junto com a equipe.

Concurso

Através dos R$ 39 milhões conquistado em emendas parlamentares para incrementar o orçamento da Sejusp, será possível no próximo a realização de concurso público para 1000 policiais, sendo 700 militares e mais 300 civis.

Com isso, será possível suprir o déficit no efetivo e aumentar a segurança em todo Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet