Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Obras do PAC beneficiarão bairros e o meio ambiente em Cuiabá

Conforme informações do diretor-técnico da Companhia de Saneamento da Capital -SANECAP, engenheiro Édio Ferraz Ribeiro, as obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, no setor de esgoto, beneficiarão diversos bairros de Cuiabá, bem como o meio ambiente.


"A universalização do sistema de tratamento do esgoto coletado em Cuiabá é uma realidade próxima, graças ao empenho da atual administração". Essa projeção partiu da presidente da Sanecap, engenheira Eliana Rondon.

Como exemplo, a engenheira citou o inicio das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário das sub bacias 17, 19, 20ª e 20 E, inclusas no PAC, cuja autorização já foi dada pela Caixa Econômica Federal – CEF e, pela Sanecap (ordem de serviço nº. 002/2008), à empresa contratada Elmo Engenharia LTDA.

Édio Ferraz informou que, está em fase inicial de construção, o reator UASB na Estação de Tratamento de Esgoto-ETE-Tijucal, o qual se integrará ao conjunto de esgoto de Lagoas de Estabilização existente no local, em uma área da companhia de 36 hectares.

O reator terá a capacidade de 50l/s e atenderá os bairros Tijucal, Flor do Cerrado, Novo Milênio, São João Del Rey e os bairros integrantes da sub bacia 20E, (Jardim Fortaleza, Osmar Cabral, Liberdade e Santa Laura).

Concluído esse empreendimento, constante do lote 4 do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento em Cuiabá), Cuiabá atingirá entre 65% a 70% de esgotos tratados, o que incidirá diretamente em acréscimo considerável da saúde da população e qualidade de vida. "É a universalização se avizinhando", diz o diretor.

Após a conclusão das obras de esgotamento constantes da sub bacia 20E serão preservados os córregos Castelhano, Moinho, Rio Coxipó e rio Cuiabá, preservando a flora e a fauna pantaneira.

Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA/UASB) - Sistema de tratamento fechado aonde se processa a digestão do esgoto, sem a presença de oxigênio. É composto por um leito de lodo biológico (biomassa) denso e de elevada atividade metabólica, no qual ocorre a digestão anaeróbia da matéria orgânica do esgoto em fluxo ascendente. A biomassa pode apresentar-se em flocos ou em grânulos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet