Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Defesa Civil emite alerta de chuva forte em Mato Grosso

Quinze estados brasileiros e o Distrito Federal devem passar o fim de semana sob chuva forte, de acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). Entre eles está Mato Grosso. Já os outros são: Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Tocantins, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.



Segundo previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetc) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas de instabilidade mantêm as condições de pancadas de chuva hoje em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. 

Em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento. De acordo com o alerta, as chuvas deverão ficar concentradas entre o final da tarde e período noturno.

No Espírito Santo, até domingo (4), áreas de instabilidade voltam a provocar pancadas de chuva, também com risco de descargas elétricas e ventos fortes. O alerta também vale para o Norte do Brasil, principalmente para Tocantins, Pará, Rondônia, Acre e Amazonas.

No Sul, a formação de um sistema de baixa pressão vai criar áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no Paraná e em boa parte do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, o total de chuva que será acumulado até domingo será entre 100 mm e 200 mm, o que já deixou a Defesa Civil estadual em alerta.


O alerta da Sedec para Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais é de pancadas de chuva, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento (40 a 50 km/h), especialmente em áreas isoladas do Rio de Janeiro, principalmente no norte e áreas serranas; centro, leste e norte paulista. O alerta vale para todo o estado de Minas Gerais.

A recomendação da Defesa Civil é evitar áreas de alagamentos e com risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, a população deve evitar o tráfego em sujeitas a alagamentos localizados e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet