Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Tintim completa 80 anos e seu império cresce

Enquanto o intrépido repórter Tintim se prepara para comemorar seu 80º aniversário, seu império não pára de crescer.


Com vendas anuais de dois a três milhões de exemplares de seus livros em quadrinhos, além de um filme de Steven Spielberg em produção, Tintim continua a acumular lucros, mais de 30 anos depois de seu criador, Hergé, ter desenhado sua derradeira aventura.

Tintim e seu cãozinho Milu apareceram pela primeira vez num suplemento de uma revista belga em 10 de janeiro de 1929. Pouco tempo depois, "Tintim na terra dos sovietes" marcou a estréia do jovem repórter em formato de livro de quadrinhos.

Desde então já foram vendidos mais de 200 milhões de exemplares de seus livros, que já foram traduzidos para mais de 100 línguas e dialetos locais.

"Desde 1984 não saem álbuns novos, mas Tintim continua a ser um sucesso enorme", disse à Reuters Guy De Jonckheere, o publisher de Tintim na Casterman, a editora de Herge, que detém os direitos sobre os livros.

A Casterman, que publicou "Tintim" para o autor Georges Remi (mais conhecido por seu pseudônimo literário Hergé), obteve os direitos de publicação da viúva de Hergé após a morte deste, em 1983.

Merchandising
Mas o empresário britânico Nick Rodwell tornou-se o guardião verdadeiro de um dos maiores astros da Bélgica. Depois de casar-se com a viúva de Hergé, Rodwell assumiu as rédeas da Moulinsart, empresa que detém os direitos do merchandising de todos os personagens dos livros "Tintim".

De chaveiros a camisetas, passando por exposições e até mesmo um musical, Tintim é sinônimo de bons negócios. A Moulinsart espera que o filme de Tintim dirigido por Steven Spielberg aumente ainda mais a popularidade da marca.

"A Dreamworks comprou os direitos sobre os 23 álbuns, e esperamos que o primeiro filme seja lançado em 22 de maio de 2011", disse um porta-voz da Moulinsart, Marcel Wilmet, explicando que 22 de maio foi a data de nascimento de Herge.

Para o primeiro filme, Spielberg está formando uma parceria com Peter Jackson, diretor da trilogia "O senhor dos anéis", que levará conhecimentos tecnológicos especializados à recriação de Tintim, diz Wilmet.

Jackson provavelmente dirigirá o segundo filme, embora ainda não seja certo que haverá uma sequência, disse ele.

O 80º aniversário de Tintim será lembrado em maio deste ano com um Festival Tintim na cidade de Namur, na Bélgica, e uma aparição dele na exposição Europalia China, que começa em outubro.

A Moulinsart também nutre grandes esperanças para um novo museu Tintim que será inaugurado em 2 de junho. A abertura do museu vai coincidir com a de um museu dedicado ao pintor surrealista belga Rene Magritte.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet