Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cultura

Oscar seleciona documentário sobre a irmã Dorothy Stang

Uma freira septuagenária brutalmente assassinada, um suspeito conhecido como Taradão e a multifacetada disputa entre conservação e exploração da Amazônia poderiam ser elementos caricaturais demais para uma história de ficção. Para a sorte do documentarista norte-americano Daniel Junge, porém, é tudo verdade --e o resultado tem potencial para Oscar. 


A Academia de Hollywood incluiu "Mataram a Irmã Dorothy", de Junge, entre os 15 pré-selecionados ao Oscar de melhor documentário de 2009 --os cinco indicados serão anunciados no próximo dia 22.

A partir de 400 horas de gravação, o documentário aborda as forças envolvidas na morte da missionária conservacionista Dorothy Mae Stang, de Ohio (EUA), assassinada a tiros aos 73 anos, em fevereiro de 2005, em Anapu (oeste do Pará).

"Se eu tivesse escrito a trama, ninguém acreditaria", disse Junge à Folha, por telefone, de Denver. "Foi uma tremenda sorte encontrar personagens tão fantásticos em todos os lados da história. Mas, se você for ao Pará e passar um tempo em Belém, vai encontrar pessoas como aquelas, quase teatrais."

Além de Dorothy, que surge em imagens de arquivo, e de seu irmão, David, que foi ao Pará seguir as investigações, Junge destaca os pistoleiros, os acusados de serem mandantes do crime --Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, e Vitalmiro Bastos de Moura (Bida)- e os advogados de defesa do último.

O filme acompanha as condenações iniciais dos pistoleiros, de um intermediário e de Bida. Mas a história continua a sofrer reviravoltas, após as gravações. Bida foi inocentado em um segundo julgamento e está de volta ao Pará.

Taradão, que havia ficado preso por mais de um ano e depois fora solto, voltou a ser preso no último dia 26, acusado de grilagem. Ele estaria negociando o pedaço de terra que levou à morte de Dorothy --o lote 55, disputado por pecuaristas e assentados do Programa de Desenvolvimento Sustentável (PDS), que a missionária liderava.

"Demônio da região"
Junge simplifica a história, mas mostra as complexidades da disputa. O filme deixa claro que o PDS era odiado por boa parte da população de Anapu. "Esse negócio de "anjo da Amazônia" é papo furado'", diz um morador. "[Ela] enfiou o maldito PDS goela abaixo do pessoal e virou o demônio da região."

Com críticas à ignorância dos próprios clientes, tramoias e gritos de "Vamos à guerra!", os advogados de defesa são os protagonistas das cenas mais impressionantes do filme.

Numa cena, a mãe de um dos pistoleiros discute com a equipe por telefone. "Ela diz que o filho fica na prisão, mas leva todos os responsáveis junto", diz um dos advogados. "Olha a mentalidade desse povo!"

Junge diz que não sabe explicar o porquê da abertura surpreendente dos advogados à sua equipe, composta em boa parte por brasileiros. "Acho que eles operam em um ambiente de tanta impunidade que pensam que não é possível atingi-los. Têm essa bravata e gostam de ser vistos assim. E são muito bons no que fazem."

Mesmo preocupado com a imparcialidade, o diretor não tentou evitar na edição que os personagens se mostrassem em tons tão carregados. "É um melodrama, mas aconteceu na nossa frente", conta. "E a gente também curte essas reviravoltas dramáticas do caso."

Ele admite, contudo, um desconforto. "Tenho medo que as pessoas se fixem na ideia de uma "freira doce" e dos "homens maus" que a mataram e percam a dimensão das ideias mais importantes. A história não é sobre a "mulher boa contra os homens maus", e sim sobre falhas sistêmicas, fracassos e a culpa de toda uma sociedade --incluindo as pessoas na Amazônia, o governo brasileiro, e também os norte-americanos que fazem negócios por lá."

"Mataram a Irmã Dorothy" também foi pré-selecionado para indicação ao Oscar por melhor canção original por "Forever", de Bebel Gilberto. A narração é de Martin Sheen (em inglês) e Wagner Moura (em português).

Após vencer o South by Southwest Film Festival (Austin, Texas), o filme foi comprado pela HBO, responsável pela distribuição nos EUA. No Brasil, a MovieMobz planeja lançá-lo em 13 de fevereiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet