Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

Fiesp diz que quer travar briga contra Selic e juros dos bancos

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, afirmou nesta quinta-feira que encara com normalidade o afastamento da Força Sindical da mesa de negociação em relação a jornada de trabalho e adiantou que a pauta da próxima semana vai se concentrar no ataque aos juros, tanto a Selic quanto o spread cobrado pelos bancos.


"Semana que vem temos como prioridade essa luta contra os juros altos, nem caberia uma reunião sobre a jornada de trabalho", afirmou.

A Força Sindical, depois de anunciar que concordava com a redução de jornada e de salários proposta pelas indústrias, representadas pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), informou hoje que decidiu recuar na negociação e suspender as conversas por dez dias. A entidade também quer o envolvimento do governo.

Para Skaf, a taxa Selic poderia ser reduzida até 8% ao ano, o que significaria uma injeção entre R$ 70 bilhões e R$ 80 bilhões por ano na economia. Ele afirmou ainda que o spread cobrado pelos bancos é um dos mais altos do mundo e também terá de ser reduzido.

O empresário também afirmou que a proposta da Fiesp, de reduzir jornada de trabalho e salário sem garantir a estabilidade do emprego, é apenas uma das alternativas. cada empresa, na opinião dele, deve encontrar o melhor caminho para evitar os impactos da crise financeira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se segunda-feira (19) com representantes de centrais sindicais para discutir as demissões decorrentes da crise financeira mundial.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, já afirmou que as empresas não podem usar a crise econômica mundial para demitir e que não haverá mais liberação de recursos para empresas sem garantia de emprego.

Lupi reiterou que as empresas que não derem garantia de que irão manter o emprego dos trabalhadores não terão mais acesso a empréstimos com novos recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet