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Quinta-feira, 05 de agosto de 2021

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Inadimplência do consumidor sobe 8% em 2008, diz Serasa

O nível de inadimplência do consumidor brasileiro apresentou alta de 8% em 2008 na comparação com o ano anterior. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (15) pela Serasa. No acumulado de 2007, a alta na inadimplência correspondeu a 1,7% ante o mesmo período de 2006.

De acordo com o levantamento, o avanço registrado em 2008 é o maior em três anos, sendo que em 2006 foi registrada uma evolução de 10,3% na inadimplência, ante o ano de 2005.

As dívidas com bancos foram o principal fator de impulso da inadimplência em 2008, com uma participação de 43,2% no indicador, sendo que, no ano anterior, esta participação era de 40,1%. No período, o valor médio das dívidas com bancos foi de R$ 1.336,04, montante que evidencia um aumento de 3,8% ante 2007.

No segundo lugar do ranking de representatividade da inadimplência dos consumidores ficaram as dívidas com cartões de crédito e financeiras, apresentando representação de 33,7%, sendo que em 2007 este índice era de 30,2%. O valor médio destas dívidas foi de R$ 395,24, mostrando uma elevação de 8,6% na comparação com 2007.

Na terceira colocação estão os cheques devolvidos, cuja participação saiu de 27,2% no ano anterior, para 21% em 2008. O valor médio dos cheques sem fundos foi de R$ 713,98 no período, com crescimento de 16,8% ante 2007.

Em último lugar, ficaram os títulos protestados, com 2,2% de representação na inadimplência, menor do que os 2,6% registrados no ano anterior. A pesquisa mostrou que o valor médio do títulos teve alta de 9,5% sobre 2007, alcançando foi de R$ 967,60 em 2008.
Renda e juros
Na avaliação do assessor econômico da entidade, Carlos Henrique de Almeida, a diminuição da renda dos consumidores, afetada pela inflação nos itens básicos, influenciou a alta da inadimplência.

Ele também destacou o aumento da taxa Selic (juro básico definido pelo Banco Central), que subiu 2,5 pontos porcentuais no ano, e a elevação dos juros devido às incertezas dos mercados frente à crise financeira mundial. "Isso penalizou, principalmente, os consumidores assíduos na utilização do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito", explica.

A concessão de crédito mais conservadora e com prazos mais curtos no último trimestre de 2008 também foi outro fator citado pelo economista, porque atingiu os consumidores dependentes de crédito para pagarem dívidas já adquiridas.

2009
Para o início de 2009, a tendência é de novos aumentos no nível de inadimplência. Isso porque o primeiro trimestre é marcado por contas sazonais como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar.

O pagamento do 13º no fim do ano passado não foi suficiente para aliviar o nível de inadimplência do consumidor brasileiro, que em dezembro subiu 2,5% na comparação com o mês anterior. De acordo com a Serasa, o comportamento de alta é incomum nessa época do ano, quando grande parte dos brasileiros destina o benefício ao pagamento de dívidas. Em dezembro de 2007, por exemplo, a inadimplência caiu 1,5% na comparação com novembro de 2007.

O assessor econômico da Serasa Carlos Henrique de Almeida atribui o comportamento de alta a dois fatores: para alguns consumidores, as compras de Natal foram priorizadas em relação ao pagamento de dívidas, e para outros, o 13º salário não foi suficiente para pagar as pendências financeiras.
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