Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Economia

Gabriel Palma afirma que atual taxa de juros do Brasil é injustificável

O economista e professor da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, Gabriel Palma, afirmou hoje (14) que não há justificativas para a taxa básica de juros da economia brasileira ser de 13,75% ao ano. Palma disse que esse atual patamar da Selic é muito alto e prejudica a economia do país diante dos problemas causadas pela crise mundial.


“Todos os países do mundo estão baixando os juros. Só o Brasil continua com um taxa de 13,75% ao ano”, afirmou ele, em entrevista concedida à Agência Brasil, depois de proferir palestra no Programa Avançado Latino-Americano para o Repensamento do Macro-desenvolvimento Econômico (Laporde, na sigla em inglês), em São Paulo.

Segundo Palma, em um cenário de recessão da economia global, o risco de inflação é zero e, portanto, é um argumento inválido para manutenção da alta taxa de juros. “A inflação no Brasil foi causada, principalmente, pela alta do petróleo e das commodities. Estes preços já caíram, mas a taxa de juros ainda não,” disse.

O economista afirmou que as economias de Estados Unidos, União Européia e Japão já têm juros que tendem a zero; o Chile, hoje, tem juros de 7% ao ano. Para ele, é injustificável que o Brasil não promova uma queda gradual da Selic pelos próximos dois ou três anos.

De acordo com Palma, a alta taxa de juros inviabiliza os investimentos privados no país - ponto importante para o aquecimento da economia. Mais do que isso, ele afirmou que a Selic inviabiliza até o investimento governamental, já que a dívida pública é corrigida com base no índice. “Se não baixar, não há como investir e aquecer a economia”, disse.






Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet