Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

Bovespa acompanha tendência global negativa e recua quase 4%

A Bolsa de Valores de São Paulo teve um pregão de perdas nesta quarta-feira (14), acompanhando o dia negativo dos mercados financeiros mundiais. Ao final da sessão, o índice Ibovespa - principal referência da bolsa - apontou queda de 3,95%, aos 37.981 pontos. 


A Bovespa operou em baixa desde o início dos negócios, chegando a marcar queda de 4,6% na mínima do dia. A bolsa segue o pessimismo registrado em Wall Street, onde os indicadores registram perdas acentuadas. Por volta das 18h de Brasília, o índice Dow Jones mostrava uma queda de 2,6%, aos 8.227 pontos.

Economia enfraquecida
O mau humor dos mercados vem desde cedo, depois que o Departamento de Comércio dos Estados Unidos apontou queda de 2,7% nas vendas varejistas em dezembro. O sinal de queda na maior economia mundo diminuiu o preço de algumas commodities e tirou a atratividade dos principais papéis brasileiros.

"Veio muito pior do que o esperado", comentou Luiz Roberto Monteiro, assessor de investimentos da corretora Souza Barros, se referindo aos dados de vendas nos EUA.

Também nesta quarta foi divulgado o chamado Livro Bege, um sumário sobre as condições da economia americana. Nele, o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA), avalia que a atividade econômica nos EUA continua a se enfraquecer no começo de 2009.

Além dos indicadores econômicos, o setor financeiro também gera preocupação. O Deutsche Bank estima um prejuízo de US$ 6,4 bilhões no quarto trimestre. E o Morgan Stanley acredita que o HSBC precisa levantar US$ 30 bilhões para reforçar o capital.

Mercado europeu
Como consequencia das notícias negativas, as bolsas europeias também registraram fortes perdas. O principal índice da Bolsa de Frankfurt, o Dax, fechou nesta quarta-feira (14) com uma forte queda de 4,63%, para situar-se nos 4.422,35 pontos devido ao resultado negativo dos títulos bancários.

Paris também registrou forte regressão de 4,56%, a 3.052,00 pontos, num mercado abalado pelas más notícias em todas as frentes econômicas. O índice Ibex-35 de Madri desabou 4,03%, a 8.692,70 pontos. O Footsie-100 de Londres teve a queda mais acentuada, 4,97%, a 4.180,64 pontos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet