Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

GM avaliará necessidade de novo empréstimo em março

O executivo-chefe da General Motors, maior montadora de veículos dos Estados Unidos, Richard Wagoner, disse hoje que os US$ 13,4 bilhões recebidos em dezembro em socorro do governo americano serão suficientes para a companhia atravessar o primeiro trimestre deste ano. Wagoner disse que, em março, a GM avaliará se precisará pedir mais dinheiro ao governo. "Por enquanto, nós acreditamos que estamos indo bem", disse ele a repórteres durante o Salão do Automóvel de Detroit.


Segundo Wagoner, as condições do mercado automotivo americano estão próximas ao pior cenário que a empresa previu em dezembro, quando pediu ajuda do governo. Em dezembro, as vendas de veículos caíram 35,6% nos EUA, levando o mercado a vendas anuais de 10 milhões de unidades. A General Motors teve uma performance melhor que a média da indústria com as vendas para frotistas.

A GM, como sua rival Chrysler, está montando seu plano de reestruturação que precisará ser apresentado até 17 de fevereiro, em contrapartida ao pacote de socorro que recebeu do governo e que evitou a falência das duas corporações.

Wagoner ainda precisará anunciar progressos em aspectos importantes do plano. Hoje, ele expressou a confiança de que obterá concessões do sindicato de trabalhadores United Auto Workers, mas ainda precisa iniciar conversações importantes com credores da empresa. A GM, como parte do pacote federal, precisa cortar pela metade seu endividamento. Wagoner disse que a corporação está escalando conselheiros, que conversão com os credores e montarão uma estratégia para pagá-los.

A GM e a Chrysler têm até 31 de março para cumprir as metas fechadas com o governo. As metas foram definidas em dezembro, quando as montadoras receberam a ajuda. Se elas não cumprirem, ficarão sujeitas a pagar ao governo todo o dinheiro emprestado. As duas empresas afirmam que sem o socorro do governo teriam quebrado antes do final de 2008.

A Ford Motor Co. disse na época que tinha dinheiro suficiente em caixa e não recebeu recursos.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet