Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Economia

Equador paga dívida ao Brasil e embaixador brasileiro volta a Quito

O governo brasileiro anunciou na noite de sábado que recebeu do Equador o valor referente às parcelas vencidas em dezembro do financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a construção da Hidrelétrica de San Francisco. Em nota, o Itamaraty informa que o quantia foi paga na quinta-feira passada (8).


Com o pagamento, o Embaixador do Brasil em Quito, Antonino Marques Porto, deverá retornar ao Equador no início da próxima semana. Ele retornou à Brasília a chamado do Ministro Celso Amorim para consultas, em 21 de novembro passado, em meio ao impasse causado após denúncias envolvendo a construção da hidrelétrica pela empreiteira brasileira Odebrecht.

Após a usina de San Francisco ser fechada por falhas estruturais, em junho, o Equador anunciou que recorreria à Câmara de Comércio Internacional (CCI) de Paris com o objetivo de não pagar o empréstimo de US$ 242,9 milhões contraído junto ao BNDES. O país buscava ajuda internacional para definir a legalidade da dívida.

O BNDES financiou a construção de uma hidrelétrica a cargo da Odebrecht que foi inaugurada no final de 2007.

A Odebrecht foi questionada pelo Equador quanto ao serviço prestado na construção e o presidente Rafael Correa expulsou a empresa do país. Em seguida, recorreu à Corte por suspeitas de irregularidades na execução da obra.

O ato irritou o Brasil e fez com que o embaixador brasileiro fosse retirado do país em novembro. Na ocasião, a então chanceler do Equador, María Isabel Salvador, criticou a decisão brasileira em resposta à medida equatoriana.

"Trata-se de um tema exclusivamente comercial e financeiro, não se trata de uma situação de um Estado contra outro. Por isso, ficamos tristes ao ver que um tema exclusivamente entre duas empresas tenha sido elevado a um nível diplomático", afirmou.

O presidente do Equador, Rafael Correa, disse que o Brasil quer transformar uma questão comercial em um impasse diplomático.

No fim de dezembro, o governo do Equador anunciou que havia pagado uma parcela de US$ 28,1 milhões ao BNDES, com o qual mantém uma disputa comercial em uma corte internacional.

Segundo a nota, o governo brasileiro diz que "continuará a acompanhar com atenção a evolução de suas relações econômicas e financeiras com o Equador." O Ministério das Relações Exteriores brasileiro não revelou a quantia que foi paga pelo governo equatoriano.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet