Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

Google muda para se adaptar à crise

As expectativas sombrias para o mercado de publicidade este ano, principalmente nos Estados Unidos, fizeram com que o site de buscas Google começasse a apertar os cintos. Atualmente, 97% da receita do grupo tem origem na venda de anúncios, e o crescimento da empresa vem se desacelerando nos últimos trimestre, o que tem levado o Google a revisar projetos e reduzir gastos. 


David Fischer, vice-presidente de Operações e Vendas Globais Online do Google, que esteve no Brasil em dezembro, garante que, na essência, a companhia não mudou. "O que mudou foi a forma como tratamos algumas atividades cotidianas", disse o executivo. "Temos consciência de que os próximos meses serão mais desafiadores que um ou dois anos atrás. A coisa responsável a fazer é tomar algumas medidas para garantir que gerenciamos nossos orçamentos responsavelmente. Quando a economia melhorar, temos de estar prontos."

O Google sempre foi conhecido pela falta de pressa em transformar a audiência de seus produtos em receita. Isso está mudando. Produtos como o site de relacionamentos Orkut e o Google Finance, um serviço de informações financeiras, que tinham muito tráfego e nenhuma fonte de receita, começaram a mostrar anúncios. "Isso não é um resultado direto da situação financeira", afirmou Emily White, diretora de Operações e Vendas Globais Online do Google, que também visitou o Brasil. "Tem a ver com a posição da empresa de estar constantemente inovando e experimentando."

Outros serviços do Google que não alcançaram sucesso de audiência, como o SearchMash, um serviço de busca em que a empresa testava novas fórmulas, e o Lively, uma espécie de mundo virtual, no estilo Second Life, foram encerrados. "Em qualquer produto, nós buscamos oferecer uma grande experiência para o usuário", disse Fischer. “Gerar receitas vem em segundo lugar. Em produtos como Google Finance, como busca de imagens, como YouTube, começamos a focar mais na geração de receitas e esses anúncios melhoram a experiência do usuário, ao oferecerem conteúdo relevante e útil. Isso é algo que sempre fizemos e que vamos continuar a fazer, mas que atrai mais atenção num momento como este."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet