Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Educação

OAB-SP aplica 1ª fase do exame de Ordem 137 neste domingo

A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de São Paulo (OAB-SP) aplica neste domingo (11) a primeira fase do exame 137. Ao todo, 23.303 candidatos estão inscritos para o exame que começa às 8h. A aprovação no exame é obrigatória para quem quer exercer a advocacia.


Além da capital com 8.440, os maiores números de inscritos estão nas cidades de Campinas (1.334), São Bernardo do Campo/São Caetano (1.430) e Santos (947).

Na cidade de São Paulo, as provas serão aplicadas apenas na Uninove – Campus Barra Funda – Rua Dr. Adolfo Pinto, 109.

A íntegra das questões estará disponível no site www.oabsp.org.br ainda no domingo, após as 17h. Já as abstenções devem ser divulgadas na segunda-feira (12) e o gabarito da primeira fase tem previsão para ser divulgado na terça-feira (13), no final da tarde.

Primeira fase

A prova objetiva contém cem questões de múltipla escolha, com quatro alternativas, sobre as seguintes matérias: direito constitucional, direito civil, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho, direito administrativo, direito tributário, direito processual civil, direito processual penal e também questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB, seu regulamento geral e o código de ética e disciplina.

Os candidatos que acertarem no mínimo 50% das questões estarão habilitados a prestar a segunda fase do Exame de Ordem, prevista para 15 de fevereiro. Essa fase – prova prático-profissional – compreende duas partes distintas: a redação de peça profissional, privativa de Advogado; e cinco questões práticas, sob a forma de situações-problema. Tanto a peça profissional como as questões práticas versam sobre a área escolhida pelo candidato na ficha de inscrição.

A duração do exame será de cinco horas, mas os candidatos não poderão deixar a sala de exame antes de duas horas e 30 minutos do início. Será eliminado o candidato que estiver portando aparelhos eletrônicos, como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira e borracha.

Os bacharéis também devem ficar atentos à documentação, pois somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver portando um dos documentos de identidade original, como: carteira de identidade expedida pela Secretaria de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; cédula de identidade para estrangeiros; cédula de identidade fornecida por órgãos ou conselhos de classe, que, por força de Lei Federal, vale como documento de identidade, como por exemplo: a carteira de estagiário expedida pela OAB; carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia e passaporte, dentro do prazo de validade.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet