Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Educação

Questão de física da Fuvest aborda o salto de ouro de Maureen Maggi

A primeira questão da avaliação de física da segunda fase da Fuvest, realizada nesta quarta-feira (7), relembrou o feito da atleta olímpica Maureen Maggi em Pequim. Com um salto de 7,04 m, Maureen entrou para a história como a primeira mulher brasileira vencedora em provas individuais em uma olimpíada. A pergunta cobrava conceitos de lançamento oblíquo, segundo informaram candidatos ouvidos pelo G1.


Fuvest divulga a prova de física
Eram esperados 18.099 candidatos e 1.342 não compareceram. Os ausentes correspondem a 7,41% dos convocados. No ano passado a abstenção foi de 6,86%. 

O nível de dificuldade foi uma divergência entre os vestibulandos. “Estava esperando uma prova mais difícil. Só a questão da Olimpíada foi mais criativa. O resto foi bem típico, muito parecido com os anos anteriores. Fiquei até feliz com a prova”, diz Camila Betterelli, 18 anos.

Já Tomás Michelena Santos, 17 anos, que é de Santa Catarina e quer uma vaga em ciências biomoleculares, considerou o exame difícil. “Não gosto de mecânica e é isso o que é mais pedido no exame. Em Santa Catarina não somos preparados para lidar com questões discursivas”, avalia.

Para Vinícius Gomes de Campos, 18 anos, o exame foi complexo também. “Saí da escola pública e não tive o conteúdo de física muito bem trabalhado”, justifica. “Nas outras matérias fui muito melhor”. 

Rafael Secolin, 19 anos, que fez um ano de cursinho para entrar em arquitetura, teve menos problemas com física. “Não foi difícil. Foi uma prova com dificuldade média. Todas as questões estavam previsíveis, a mais difícil era a de eletromagnetismo”, aponta.

Segunda fase
O processo seletivo começou neste domingo (4) com a prova de português e a redação. Na segunda (5), foi a vez dos exames de história e de química e, na terça (6), de geografia e biologia. A prova de matemática encerra a segunda fase nesta quinta-feira (8).

As provas são aplicadas em 41 escolas, sendo 19 na Região Metropolitana de São Paulo e 22 no interior do estado.

Estão em disputa 10.557 vagas na USP, cem na Santa Casa de São Paulo e 50 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (35 para o masculino e 15 para o feminino).

A relação dos aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro. As matrículas deverão ser feitas nos dias 9 e 10 de fevereiro. A segunda chamada acontece no dia 13 de feveiro. No dia 17 de fevereiro, será realizada a matrícula dos aprovados na segunda lista. Mais informações podem ser obtidas no site da instituição: www.fuvest.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet