Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Educação

Unicamp começa no próximo domingo e cobra todas as disciplinas

A segunda fase da Unicamp começa neste domingo, três dias após o fim da Fuvest. O candidato deve ficar atento ao horário --os portões abrem às 13h e serão fechados às 13h45 nos quatro dias de prova, que começa todos os dias às 14h.


Os exames serão realizados nos dias 11, 12, 13 e 14 de janeiro. Eles têm duração de quatro horas e 24 questões dissertativas cada um (ver box ao lado). No primeiro dia, os alunos respondem a português e biologia.

"Seis perguntas de português abordam os livros obrigatórios, como "Dom Casmurro" e "Sagarana'", afirma Elizabeth Massaranduba, professora de português do Objetivo. 

O vestibular cobra nomes de personagens e trechos do enredo dos livros, afirma Elizabeth. "Mesmo que o aluno já tenha lido as obras para a Fuvest, é bom rever anotações e estudar um pouco", diz o professor Eduardo Calbucci, do Anglo.

Diferentemente da segunda fase da Fuvest, em que candidatos respondem às disciplinas específicas da carreira e a português, a Unicamp cobra questões de todas as áreas. Segundo Leandro Tessler, coordenador-executivo da Comvest (comissão que organiza o vestibular), isso ocorre para buscar alunos com um grande leque de conhecimento. "Não é porque o candidato concorre a um curso de exatas que não tem que saber história", afirma.

Escrever de forma clara

Uma dica para a prova é escrever de forma clara, sem deixar nada subentendido, afirma a coordenadora do Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes. "Tem de imaginar que a banca não sabe nada sobre a questão. Não pode ter receio de escrever uma resposta mais longa, mas cuidado com o exagero", diz ela.

Também não é necessário se preocupar com redação, já que ela foi feita na primeira fase.
"Isso faz com que o aluno relaxe um pouco. O exame é trabalhoso, porque exige escrever muito, mas não tem pegadinha", afirma Alessandra Venturi, coordenadora do Cursinho da Poli.

Prestando arquitetura pela segunda vez, Letícia Tambellini, 21, está tranquila. "Comparei minhas respostas da primeira fase com o gabarito e acho que fui bem", diz. A única coisa que a preocupa é a prova específica da USP, que ocorre na sexta -ela terá um dia a menos de descanso antes da Unicamp.

Ao todo, 16.885 vestibulandos disputam as 3.434 vagas oferecidas pela universidade --incluindo as 124 dos cursos de medicina e enfermagem da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).

O curso mais disputado neste ano é o de medicina, na própria Unicamp -78,8 candidatos por vaga, menos do que no ano passado (79,5). Na segunda fase, a concorrência para a carreira é de oito candidatos por vaga.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet