Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Educação

Redação da 2ª fase da Fuvest aborda as fronteiras

A prova de redação da segunda fase da Fuvest, aplicada neste domingo (4), abordou as fronteiras, segundo informaram candidatos que fizeram o exame. O vestibulando teve a opção de dissertar tanto sobre os limites geopolíticos quanto sobre as barreiras do conhecimento. 


O primeiro dia de provas da segunda fase do maior vestibular do país teve 5,81% de abstenção. Dos 38.606 candidatos que deveriam fazer a prova de português, 2.243 não compareceram. O índice de faltantes é pouco superior ao da segunda fase no ano passado, quando 5,42% dos candidatos ficaram ausentes. 

Para Giovana de Godoi, 17 anos, que presta vestibular por uma vaga de ciências sociais, a redação foi a pior parte do exame. “O tema era meio filosófico e não era muito específico. Mas, no geral, o nível da prova não estava tão difícil”, diz.

Já a candidata ao curso de letras Mariana Regina Zucheli, 18 anos, considerou o exame difícil. “Foi pedido bastante conhecimento dos livros obrigatórios do vestibular”, aponta.

“Estava fácil e difícil”, pondera o candidato Douglas Fernando Caetano, 19 anos, que tenta uma vaga em licenciatura em ciências exatas em São Carlos. “O pior foi a redação, porque o tema era muito estranho. Falei sobre o limite da nota de corte e sobre as barreiras entre as pessoas”, conta. 

O chinês Jin Xiaoxiong, 19 anos, concorre a uma vaga no curso de engenharia de produção e considerou o nível de dificuldade razoável. “Não achei muito difícil. Mas para mim é mais. As perguntas eram mais complicadas”, disse com sotaque oriental.

Provas
A segunda fase do vestibular 2009 da Fuvest começou às 13h deste domingo (4) com a prova de português e a redação, obrigatórias para todos os 38.606 candidatos. Foram convocados 36.145 candidatos, além de 2.461 treineiros. O G1 trará a resolução das questões elaboradas por professores de cursinhos.

As provas dos outros dias são específicas e variam de acordo com a carreira escolhida. Na segunda-feira (5), será aplicada a prova de história ou química. Na terça (6), será a vez dos exames de geografia ou biologia. Na quarta (7), a Fuvest aplica a prova de física e, na quinta (8), a de matemática. 

As provas são aplicadas em 41 escolas, sendo 19 na Região Metropolitana de São Paulo e 22 no interior do estado. A Fuvest recomenda que os candidatos visitem os locais de prova no dia anterior. É importante lembrar que a segunda fase começa num domingo, quando a frota de transporte público é mais reduzida.

Estão em disputa 10.557 vagas na USP, cem na Santa Casa de São Paulo e 50 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (35 para o masculino e 15 para o feminino).

A relação dos aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro. As matrículas deverão ser feitas nos dias 9 e 10 de fevereiro. A segunda chamada acontece no dia 13 de feveiro. No dia 17 de fevereiro, será realizada a matrícula dos aprovados na segunda lista. Mais informações podem ser obtidas no site da instituição: www.fuvest.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet