Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

Acordo padroniza uso do hífen e altera regras de acentuação; veja o que mudou

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor no Brasil, padroniza uso do hífen e traz mudanças na acentuação. O Ministério da Educação estima que 0,5% do vocabulário brasileiro será alterado.


Apesar da entrada da reforma em vigor, o período de transição para que a população se adapte às mudanças vai até o fim de 2012 a partir de 1º de janeiro de 2013, a nova ortografia será a única considerada correta.

O texto do Acordo, no entanto, não esclarece a grafia de uma série de palavras. Segundo a ABL (Academia Brasileira de Letras), a definição só sairá com a publicação de um novo Volp ("Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa"). Com a função de registrar a forma oficial de escrever as palavras, o Volp só deve ser publicado em fevereiro, com cerca de 300 mil termos.

Com o Acordo, o alfabeto passou a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y". O texto traz alterações significativas na acentuação de algumas palavras, extingue o uso do trema, e padroniza a utilização do hífen. A partir de agora, não é errado escrever "micro-ondas" com hífen e "antissocial" sem hífen. Também é correta a grafia das palavras "ideia" e "assembleia" sem acento.

A língua portuguesa é a sétima mais falada no mundo, ficando atrás apenas dos idiomas chinês, hindi, inglês, espanhol, bengali e árabe. Ao todo, são oito os países que têm o português como idioma oficial Portugal, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste, e mais de 230 milhões de falantes no planeta.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet