Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Esportes

Cearense 2009: Ceará quer impedir o tricampeonato do Fortaleza

Em 2008, o Campeonato Estadual foi movimentado pelos confrontos entre Icasa e Fortaleza. O Verdão do Cariri foi o grande Campeão do primeiro turno - em uma final contra o Tricolor de Aço. O Fortaleza ganhou o segundo turno e os dois clubes voltaram a se encontrar na grande final, vencida pelo Tricolão, que se sagrou bicampeão estadual. Em 2007, o time de Juazeiro do Norte também foi vice do time da capital. O Ceará decepcionou a sua torcida em 2007 e 2008.


Neste ano, se depender destes três clubes, fortes emoções estarão garantidas. O Fortaleza deposita a sua confiança no experiente meia-atacante Rodrigo Mendes, que já jogou no Flamengo e Grêmio entre outros clubes. O atleta é apontado como referência pelos próprios jogadores do elenco do clube.

No Icasa, que fez bonito nos dois anos anteriores chegando à final, o atacante Índio é a esperança de gols do Verdão do Cariri.

- Fiquei feliz em acertar com o Icasa. Sei que o clube tem uma diretoria séria e dá total condição para o atleta trabalhar. Vou lutar para que possamos conquistar o Estadual deste ano - prometeu em declaração ao site oficial do clube.

Entretanto, o Ceará quer impedir o tri-campeonato do eterno rival Fortaleza e acabar com a festa do Icasa. Para alcançar este objetivo, o Alvinegro contratou o atacante Eanes, de 28 anos, que disputou o último Brasileirão pelo Náutico. O treinador Zé Teodoro também aposta as suas fichas no volante Heleno, que tem passagem pelo Santos e estava no Vila Nova. O clube quer voltar a fazer parte da grande final do Estadual e, se possível, conquistar o título.

A rodada inaugural do Campeonato Cearense 2009 terá Ferroviário contra o Horizonte, Fortaleza x Itapipoca, Ceará x Quixadá, Icasa x Boa Viagem e Guarany x Maranguape. Todas essas partidas serão realizadas às 17h30m do próximo domingo.

Regulamento
O Campeonato Cearense de 2009 será disputado em dois turnos: primeiro e segundo e uma fase final. O primeiro turno será disputado em três fases:

Na primeira fase do primeiro turno, os clubes jogarão em confrontos diretos, somente em sistema de “ida”, classificando-se para as semifinais os quatro primeiros colocados.

Caso se verifique ao final da fase classificatória o mesmo número de pontos ganhos entre dois ou mais clubes, para efeito de desempate serão observados, pela ordem, os critérios a seguir:

a) maior número de vitórias
b) melhor saldo de gols
c) maior número de gols assinalados
d) confronto direto - entre os dois ou mais clubes empatados
e) sorteio.

Segunda fase
Na segunda fase do segundo turno, denominada de fase semifinal, os confrontos serão por cruzamento olímpico (4º x 1º e 3º x 2º) em dois jogos no sistema de "ida e volta", que indicarão os finalistas do turno.

Terceira fase
A terceira fase do segundo turno, será disputada em duas partidas entre os vencedores das partidas da fase semifinal, onde o Campeão receberá a "Taça Cidade de Fortaleza" e estará automaticamente classificado para a disputa da fase final do Campeonato.

Final
Na fase final, os dois clubes vencedores dos turnos decidirão o Campeonato Cearense de 2009 em duas partidas sendo declarado campeão o clube que obtiver o maior número de pontos ganhos ao final dos dois jogos desta fase. Os clubes vencedores de cada turno serão os representantes do Estado do Ceará na Copa do Brasil 2009.

O clube de melhor índice técnico em todo o campeonato - desde que não esteja entre aqueles que disputam o Brasileirão das Séries A, B e C - participará do Campeonato Brasileiro da Série D de 2009. O clube classificado em décimo lugar no final do Estadual será rebaixado à Série B do Cearense de 2010. 

A grande rivalidade que domina o futebol cearense é a que envolve Ceará e Fortaleza. O Tricolor de Aço levantou a Taça de Campeão Estadual 37 vezes, contra 34 títulos do Vozão e 9 do Ferroviário.

O Alvinegro foi o campeão no primeiro ano da competição, em 1915, consolidando um pentacampeonato, que foi interrompido em 1920 com a conquista do rival Fortaleza.

Desde 1996, o Campeonato Cearense só registra Ceará ou Fortaleza como campeões. Foram 6 títulos do Vozão contra 7 do Tricolor. A rivalidade é grande e os dois clubes costumam se alternar na condição de Campeão Estadual. Resta saber se esta história se repetirá este ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet