Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Sema retoma fiscalização de quaimadas e desmatamento em MT

Após os feriados do final de ano, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) reiniciou nesta quarta-feira (14), as operações de fiscalização de desmatamento e queimada no Estado. A primeira região a ser fiscalizada este ano é a do Araguaia.


No total serão fiscalizados 89 pontos apontados pelo sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do ICV, além de outros pontos determinados pela unidade descentralizada da Sema na região, levantados no último trimestre do ano passado.

Durante os próximos 10 dias, técnicos da regional de Barra do Garças vão sobrevoar a região com o apoio do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O coordenador de Fiscalização Florestal e de Unidades de Conservação da Sema, Eduardo Rodrigues explicou que esse trabalho é realizado todos os meses, por terra, pela equipe de fiscalização da Sema e, durante 10 dias, a cada mês, é utilizado o helicóptero, o que confere ao trabalho maior agilidade.

PARQUE ESTADUAL - Nesta quarta-feira pela manhã, Eduardo Rodrigues esteve no hangar do Ciopaer, onde acompanhou a saída do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, João Rainho Junior e do técnico da Fiscalização, Fernando Luiz Mews. Neste momento eles estão sobrevoando áreas do Parque Estadual Encontro das Águas, na divisa entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde foram registrados focos de incêndios.

Segundo as primeiras informações, foram registrados 29 focos de incêndio na terça-feira (13.01) e já seriam 34 focos nesta quarta-feira, teriam começado no início do mês. “O fogo é subterrâneo provocado pela pouca preciptação de chuva no Pantanal, onde várias áreas ainda não apresentam alagamentos”, explicou o tenente-coronel.

Outra informação é de que parte do incêndio estaria cercando uma área de ecoturismo, próxima ao Hotel Barra dos Três Irmãos.

O tenente-coronel Rainho disse hoje pela manhã que dependendo da avaliação que está sendo feita nesta quarta-feira, homens do Corpo de Bombeiros Militar podem ser levados nos próximos dois dias para a região. Durante o sobrevôo, o tenente-coronel vai checar possíveis locais de apoio para os bombeiros, inclusive numa fazenda localizada em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o coordenador da Sema deverá ser avaliada uma área de cerca de 100 quilômetros na região. Após essa avaliação serão definidas as ações para conter os incêndios no Parque.

O Parque Estadual Encontro das Águas está localizado na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região do Pantanal de Mato Grosso. No total 108.900 hectares, entre as cidades de Porto Cercado e Barão de Melgaço, na região Sul do Estado.

A área é bacia coletora de vários rios importantes, como o Cuiabá, Pirigara, Cassange, Três Irmãos e Alegre, além, do Rio Piquiri. Os focos de incêndio estão localizados na região extremo Sul do município de Barão de Melgaço.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet