Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Oceanos absorvem menos CO2, dizem cientistas

Cientistas emitiram um novo alerta sobre as alterações climáticas depois de descobrirem uma repentina diminuição na quantidade de emissões de carbono absorvidos pelo Mar do Japão. A mudança tem alarmado peritos que culpam o aquecimento global pelas mudanças. As informações são do The Guardian.


Os oceanos do mundo absorvem cerca de 11t de dióxido de carbono por ano e um ligeiro enfraquecimento neste processo natural deixaria significativamente mais CO2 na atmosfera. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Geophysical Research Letters.

Kitack Lee, professor da Universidade de Ciência e Tecnologia, na cidade de Pohang, Coréia do Sul, diz que a descoberta é "a primeira observação diretamente ligada as alterações na absorção de CO2 pelo oceano em decorrência do aquecimento."

Ele diz que essas condições - mais quentes- podem perturbar o processo conhecido como "ventilação" - a maneira que o oceano arrasta o CO2 absorvido pela superfície para as profundezas. O cientista adverte que o efeito provavelmente não se limita ao mar do Japão. Também poderia afetar absorção de CO2 em outros oceanos.

Lee acrescenta: "Em outras palavras, o aumento da temperatura atmosférica, devido ao aquecimento global pode influenciar profundamente na ventilação do oceano, diminuindo assim a taxa de absorção de CO2."

Lee e sua colega Geun-Ha Park utilizaram um navio russo para coletar amostras de 24 locais em todo o Mar do Japão.

Eles compararam o CO2 dissolvido na água com amostras similares recolhidas em 1992 e 1999. Os resultados mostraram a quantidade de CO2 absorvido durante o ano de 1999 a 2007 foi menos de metade do nível registrado no período de 1992 a 1999.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet