Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Mundo

ONU vai investigar possíveis violações de direitos humanos de Israel em Gaza

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou hoje (12) uma resolução condenando a operação de Israel na Faixa de Gaza e decidiu enviar uma missão para apurar possíveis violações de direitos humanos cometidas no território palestino, informou a ONU no seu site de notícias. Na votação, apenas o Canadá votou contrário à resolução, enquanto 33 dos 47 membros do Conselho votaram a favor e 13 se abstiveram.


Com a aprovação do documento, o conselho pediu que Israel suspenda imediatamente os ataques e retire suas forças de Gaza. Na resolução, o órgão também requisitou ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, investigar os ataques contra alvos das Nações Unidas em Gaza, incluindo escolas, que resultaram na morte de dezenas de civis palestinos. Nesta quarta-feira (14), Ban Ki-moon inicia uma visita ao Oriente Médio, como parte dos esforços diplomáticos para terminar com o conflito na Faixa de Gaza.

A alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Navi Pillay, ressaltou no seu discurso no conselho, na sexta-feira (9), que os direitos humanos internacionais devem ser aplicados em qualquer circunstância e chamou as partes envolvidas no conflito a “cumprir com suas obrigações sob a lei humanitária internacional de recolher, cuidar e evacuar os feridos e proteger e respeitar os trabalhadores de saúde, hospitais, unidades médicas e ambulâncias”.

Segundo informações divulgadas pela BBC Brasil, hoje (12), forças de Israel estão avançando para as áreas mais povoadas da Faixa de Gaza, com as unidades reservistas que foram enviadas para o território palestino. “Como a maioria dos militantes do [grupo palestino] Hamas está escondida nas áreas urbanas, estamos operando nestes locais”, disse a porta-voz do Exército, Avita Leibovich.

De acordo com o Exército, os reservistas estão sendo usados para assegurar o controle de áreas conquistadas pelos soldados e permitir o avanço da linha de frente. Os militares israelenses confirmaram ter realizado 12 ataques aéreos contra a Faixa de Gaza na última madrugada. Há relatos de que pelo menos nove foguetes foram lançados contra Israel a partir de Gaza no início da manhã.

Autoridades dos serviços de saúde palestinos afirmam que pelo menos cinco pessoas morreram nos ataques de hoje, elevando o total de palestinos mortos no conflito para mais de 900. Segundo o último balanço do Ministério da Saúde da Palestina, 883 palestinos já tinham morrido desde o início da operação israelense, em 27 de dezembro. Entre eles, estariam 85 mulheres e 284 crianças, além dos mais de 4 mil feridos. Além disso, a agência da ONU para os refugiados no Oriente Próximo (UNRWA, na sigla em inglês) informou que cerca de 21.500 pessoas já ficaram desalojadas por conta do conflito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet