Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Mundo

Exército de Israel avança nas áreas urbanas de Gaza

As forças terrestres de Israel avançaram neste domingo na área mais populosa da faixa de Gaza, com tanques seguindo em direção a bairros residenciais, e a infantaria enfrentando militantes do Hamas. O grupo islâmico continua lançando foguetes contra Israel, mas em menor intensidade, de acordo com o Exército.


Um porta-voz do Exército de Israel afirmou que edifícios residenciais de Gaza estão repletos de bombas caseiras e armadilhas, incluindo bonecos colocados na entrada de apartamentos para simular militantes e preparados para explodir se alguém se aproxima. 

O Exército "está avançando em áreas mais urbanas", afirmou o porta-voz Avital Leibovich.
"Como a maioria dos militantes do Hamas estão se escondendo nesses locais, principalmente urbanos, então operamos nessas áreas." Hoje, os reservistas israelenses que estavam na fronteira começaram a ser enviados para dentro do território palestino.

Na noite deste domingo, densas colunas de fumaça causadas por explosões eram visíveis sobre a Cidade de Gaza, e intensa troca de tiros podia ser ouvida vinda do sul da cidade.

Na manhã de domingo, barcos da Marinha de Israel dispararam mais de 25 projéteis contra a Cidade de Gaza, causando incêndios e destruindo construções, incluindo o escritório da agência Associated Press. Os militares disseram que os alvos em geral são instalações do Hamas. Cerca de 400 mil pessoas vivem na cidade.

Mortes

Autoridades médicas de Gaza afirmam que ao menos 780 palestinos, sendo metade civis, morreram desde o início da ofensiva israelense ao território palestino, em 27 de dezembro. Treze israelenses, entre eles dez soldados, também morreram.

Enviados da Alemanha e do Reino Unido aumentaram seus esforços para conseguir uma trégua, apesar de Israel e hamas terem rechaçado um cessar-fogo conforme havia sido pedido em resolução do Conselho de Segurança da ONU.

O premiê de Israel, Ehud Olmert, disse que Israel progrediu na direção dos objetivos esperados com a ofensiva em Gaza, mas que ainda não havia terminado.

"Israel está próximo dos objetivos aos quais se propôs", afirmou. "No entanto, mais paciência, determinação e esforço são necessários no sentido de alcançar essas metas de forma que mudaremos a realidade da segurança no sul."

Israel quer eliminar a capacidade do hamas de lançar foguetes contra o seu território, um objetivo complexo que requer a cooperação do Egito e da comunidade internacional para acabar com as rotas de contrabando de armas a Gaza através do Egito. Israel tem bombardeado túneis na fronteira entre o Egito e o território palestino.

Hamas

Em mensagem eletrônica, o líder do Hamas Ismail Radwa afirmou que seu grupo não irá considerar um cessar-fogo antes de Israel suspender seus ataques e se retirar de Gaza. Ele também demandou a abertura de todas as passagens de fronteira, enfatizando a passagem de Rafah, com o Egito.

A medida aliviaria a pressão econômica sobre o território palestino --que enfrenta um bloqueio há 18 meses--, mas também fortaleceria o controle do Hamas sobre Gaza, um panorama temido pelos israelenses, cujo receio é de que uma trégua irá dar ao Hamas a oportunidade de se rearmar.

A agência de notícias estatal egípcia reportou progressos nas negociações realizadas no Cairo com o Hamas, que teria concordado sobre a necessidade de um cessar-fogo. A agência cita uma autoridade egípcia não identificada que classifica as negociações entre Egito e o grupo islâmico como "positivas".

Testemunhas palestinas afirmam que tropas israelenses avançaram cerca de 800 metros para dentro da Cidade de Gaza neste domingo, entrando pelo sul, e cerca de 400 metros, pelo norte.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet