Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Gazprom diz não ter prova de que Ucrânia assinou acordo sobre gás

A empresa russa Gazprom disse hoje que ainda não recebeu confirmação alguma de que a Ucrânia assinou o protocolo para a supervisão internacional do transporte do gás russo por território ucraniano.


"Na Gazprom, não recebemos sequer um fac-símile do documento assinado em Kiev", informou a assessoria de imprensa da companhia.

Em nota, a Gazprom ressalta que o texto do protocolo deve ser "o mesmo que foi rubricado e assinado pela parte russa e a República Tcheca", país que exerce a Presidência rotativa da União Européia (UE).

A declaração da empresa russa foi feita horas depois de a primeira-ministra ucraniana, Yulia Timoshenko, ter anunciado em Kiev a assinatura do documento em uma entrevista com o primeiro-ministro tcheco, Mirek Topolanek.

"O gás começará a chegar assim que todos os observadores estiverem nas instalações. Acho que isto ocorrerá no curso de 36 horas", disse Topolanek nesta madrugada na capital da Ucrânia.

Após a assinatura do acordo, teria início o posicionamento de observadores nas estações de bombeamento russas, ucranianas e dos países fronteiriços do Leste Europeu, que controlarão a entrada do gás russo na Ucrânia e sua saída para a Europa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet