Olhar Direto

Domingo, 29 de setembro de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Sessões de julgamento terão transmissão on line

O Poder Judiciário de Mato Grosso está inaugurando mais um importante canal de comunicação com a sociedade. Nos próximos dias passará a divulgar, por meio on line, sessões plenárias de julgamento e vídeos contendo informações relativas à instituição, seu funcionamento e serviços prestados à sociedade. Para tanto, concluiu procedimentos licitatórios para contratação de uma empresa do ramo de áudio e vídeo para documentação e gravação. Um programa jornalístico diário, de conteúdo institucional, também consta dos serviços que serão disponibilizados no Portal do Poder Judiciário Estadual, na rede mundial de computadores.


O novo canal de comunicação reflete um projeto da Coordenadoria de Comunicação Social que foi concebido com vistas a ampliar o conhecimento do trabalho desenvolvido pelas unidades jurisdicionais, proporcionar mais transparência aos atos institucionais, e contribuir para melhor compreensão acerca do papel do Poder Judiciário. A expectativa é que as transmissões tenham início ainda neste mês de janeiro.

De acordo com a coordenadora de Comunicação, jornalista Araísa Ferreira, o novo canal de comunicação e os novos serviços vão assegurar suporte à execução da política de comunicação do Poder Judiciário estadual conforme previsto no planejamento estratégico, e também contribuir para dar concretude ao esforço de ampliar o conhecimento público dos atos institucionais. “A disponibilização de informações também por meio de vídeo representa mais uma passo na oferta de serviços de comunicação, que deverá avançar por meio de plataforma multimídia”, antecipou a coordenadora.

Os serviços de áudio e vídeo vão contemplar as transmissões das sessões de julgamento com destaque inicial para as sessões do Tribunal Pleno, e ainda programa jornalístico com reportagens, entrevistas, cobertura de eventos, rotinas e difusão de campanhas institucionais. As coberturas jornalísticas inicialmente ficarão limitadas ao Tribunal de Justiça e, futuramente, deverão alcançar todas as unidades que compõem a estrutura organizacional do Poder Judiciário estadual. Conforme a Coordenadoria de Comunicação, a meta é alcançar as 79 comarcas do Estado.

O Poder Judiciário de Mato Grosso é uma instituição centenária com relevantes serviços prestados ao Estado e à nação. Diversos projetos de sua autoria serviram de base para o desenvolvimento de ações de interesse jurisdicional em outros Estados, a exemplo do recente Manual de Padronização de Rotinas das Secretarias das Varas e Juizados Especiais, adotado com vistas a disciplinar os procedimentos e dar mais dinamismo ao trabalho nas unidades judiciais. Essa iniciativa pioneira serviu de referência para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criar e implantar a Meta 5 do Planejamento Estratégico Nacional, que estipulou a implantação do Gerenciamento de Rotinas e Gestão nos Processos de Trabalho em 50% das varas judiciais cíveis de todo o país.

Outro exemplo mato-grossense que ganhou dimensão nacional foi o projeto Pequeno Cidadão, concebido pela Corregedoria-Geral da Justiça durante o biênio 2007/2009. Focado no direito de crianças e adolescentes de ter o nome do pai na certidão de nascimento, a iniciativa serviu de modelo para o projeto nacional desenvolvido pelo CNJ nominado Pai Presente, atualmente desenvolvido em todo o País.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet