Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Irã defende cessar-fogo imediato e julgamento de Israel por crimes de guerra

Um cessar-fogo imediato, recuo do governo de Israel e reabertura de todos os acessos para ajuda humanitária na Faixa de Gaza. Essas são as principais reivindicações apresentadas hoje (9) pelo enviado especial do presidente do Irã ao Brasil, o ministro dos Assuntos Cooperativos, Mohammad Abbasi, em uma carta entregue à Presidência da República.


Além disso, o governo iraniano também defende que o Estado de Israel seja levado a julgamento pelas cortes internacionais por crimes de guerra e violação dos direitos humanos do povo palestino.

Na mensagem enviada a diversos chefes de Estado, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirma que “o holocausto real acontece hoje, em Gaza e na Palestina”.

Durante coletiva na tarde de hoje (9), na embaixada do Irã, o ministro Mohammad Abbasi ressaltou que a ação de Israel na Palestina é uma violação dos palestinos, representados pelo movimento Hamas. Questionado se o governo iraniano apóia o grupo islâmico da palestina, Abbasi respondeu que não há como o Irã ou grupos como o Hezbollah, do Líbano, terem posição diferente.

“Será que nós podíamos dizer que nós apoiamos violações? Então desse ponto de vista quer dizer que nós apoiamos o Hamas, ou qualquer outro povo que passe por violação [de direitos humanos e/ou soberania]”, disse o ministro iraniano.

Abbasi afirmou, ainda, que o Irã não espera soluções dos líderes dos Estados Unidos para o conflito. Isso porque, de acordo com ele, até hoje o governo norte-americano sempre agiu da mesma forma, apoiando Israel.

Do Brasil, Mohammad Abbasi segue para o Equador e, em seguida, para a Bolívia, levando a mensagem do presidente do Irã, Ahmadinejad. O governo iraniano também mandou enviados especiais para outros países, como a Venezuela e Cuba. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet