Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

Em carta a Lula, governo iraniano reforça posição contra ataques israelenses a Gaza

Em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, manifestou-se sobre o conflito entre Israel e o grupo islâmico Hamas, na Faixa de Gaza. A carta foi entregue pelo ministro de Assuntos Cooperativos do Irã, Mohammad Abbassi, enviado de Ahmadinejad, ao assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.


Na carta, o governo iraniano reforça posição contrária aos ataques israelenses contra os palestinos em Gaza. Marco Aurélio Garcia, por sua vez, reiterou o posicionamento brasileiro na busca de um cessar-fogo e de ajuda humanitária para as vítimas. O presidente Lula não está em Brasília. Ele continua em férias na Base Naval de Aratu, na Bahia.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, viaja neste final de semana ao Oriente Médio para negociar com líderes de Israel e da Palestina. Amorim deve se encontrar domingo (11) com a ministra dos Negócios Estrangeiros de Israel, Tzipi Livni, em Jerusalém. Segunda-feira (12), segue para Ramallah, para encontros de trabalho com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, com o primeiro-ministro, Salam Fayaad, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Riad Malki.

Está prevista também um encontro com o presidente da Síria, Bachar Al-Assad, em Damasco. Na terça-feira (13), Amorim estará Amã, na Jordânia, para reuniões com o rei Abdullah II e com o ministro do Exterior, Salah Bashir. Na viagem, o ministro entregará seis toneladas de medicamentos e oito toneladas de alimentos doadas pelo governo brasileiro aos palestinos atingidos pelo conflito em Gaza.

Estima-se que 763 palestinos já morreram no confronto iniciado no dia 27 de dezembro e que há 3,1 mil feridos. Do lado israelense, 15 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet