Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Mundo

ONU suspende operações de ajuda na Faixa de Gaza

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou nesta quinta-feira que está suspendendo suas operações de ajuda humanitária na Faixa de Gaza devido ao perigo que seus funcionários correm com os ataques israelenses. 


"Nós suspendemos nossas operações em Gaza até que as autoridades israelenses possam garantir a nossa segurança", disse o porta-voz da agência da ONU para refugiados palestinos (UNWRA, na sigla em inglês), Chris Gunness.

"Nossas instalações foram atingidas, nossos funcionários foram mortos, apesar do fato de as autoridades israelenses terem as coordenadas sobre nossas instalações e de todos os nossos movimentos serem coordenados com o Exército israelense", acrescentou.

"É com grande pesar que a UNWRA foi forçada a tomar essa difícil decisão", completou Gunness.

A UNWRA já havia afirmado que uma pessoa foi morta e duas ficaram feridas em um ataque israelense contra uma empilhadeira da agência, perto da passagem de Erez.

O Exército israelense não comentou as mortes, mas disse que o episódio estava sendo investigado.

Diplomacia

Dando continuidade aos esforços diplomáticos para se alcançar um cessar-fogo em Gaza, o Conselho de Segurança das Nações Unidas se encontra mais uma vez na noite desta quinta-feira em Nova York. Desta vez, os 15 membros parecem ter chegado a um acordo de princípios.

Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França teriam retirado sua oposição a uma resolução que peça um cessar-fogo imediato na região, e os países árabes analisam o esboço de um possível documento.

A retirada da oposição representa uma mudança de discurso de EUA, França e Grã-Bretanha, que antes pediam que o CS apresentasse um documento mais ameno.

Os ministros árabes no CS, no entanto, alegavam que qualquer resolução que não pedisse uma trégua imediata seria inadequada, diz a correspondente da BBC em Nova York, Laura Trevelyan.

Se a resposta dos países árabes for positiva desta vez, uma resolução pode ser votada ainda nesta noite.

O rascunho pede um cessar fogo-imediato em Gaza, medidas para combater o contrabando de armas na fronteira com o Egito e a abertura das passagens para a chegada de auxílio humanitário à região.

Em Brasília, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que o governo brasileiro enviará na sexta-feira uma aeronave da Força Aérea Brasileira com 14 toneladas de medicamentos e alimentos para os afetados pelo conflito em Gaza.

De acordo com o Itamaraty, o avião aterrissará em Amã, na Jordânia, no próximo domingo. Em seguida, os donativos serão transportados à Faixa de Gaza, com o apoio da Organização Jordaniana Hachemita de Caridade.

Cruz Vermelha

Também nesta quinta-feira, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha disse que Israel não está cumprindo sua obrigação de ajudar os civis feridos pelos ataques na Faixa de Gaza.

Segundo a organização, seus funcionários presenciaram cenas "chocantes". Em um incidente, uma equipe médica disse ter encontrado pelo menos 12 corpos em uma casa destruída por bombardeios em Zeitun, ao sul da Cidade de Gaza.

Junto aos cadáveres, segundo a Cruz Vermelha, estavam quatro crianças apavoradas, muito fracas para conseguir levantar, sentadas ao lado dos corpo de suas mães.

A Cruz Vermelha afirma que os agentes humanitários foram impedidos de chegar ao local por dias após o bombardeio.

"Esse é um incidente chocante", disse o chefe de operãções da Cruz Vermelha para Israel e territórios palestinos, Pierre Wettach, em um comunicado.

"O Exército de Israel deve ter tomado conhecimento da situação, mas não prestou assitência aos feridos", acrescentou. "E também não permitiu que nós e as equipes do Crescente Vermelho levassemos auxílio aos feridos."

Israel

Um porta-voz do governo israelense, Mak Regev, disse não ter conhecimento do incidente citado pela Cruz Vermelha, mas afirmou que Israel apóia o trabalho da entidade em Gaza.

"Não tenho conhecimento, e peço desculpas, sobre os detalhes desse caso específico", afirmou Regev. "O que eu posso dizer é que Israel tem uma relação muito boa com a Cruz Vermelha."

"Nós abrimos canais de comunicação", acrescentou. "Se há problemas de coordenação, de logística, ou outras dificuldades, nós podemos solucionar essas questões."

"Nós apoiamos o que a Cruz Vermelha está fazendo em Gaza, queremos ajudá-los a fazer seu trabalho, nós vemos como nosso papel ajudar esses trabalhadores humanitários em Gaza e estamos tentando trabalhar com eles da maneira mais eficaz possível", disse o porta-voz.

Mortes

A ação militar israelense na Faixa de Gaza teve início em 27 de dezembro e já deixou cerca de 700 palestinos mortos.

Segundo autoridades médicas, pelo menos dez palestinos teriam sido mortos nesta quinta-feira.

Outros 35 corpos teriam sido encontrados sob escombros na Cidade de Gaza, durante a trégua de três horas para a distribuição de auxílio humanitário desta quinta-feira.

Mais três soldados israelenses teriam morrido em combates nesta quinta-feira, fazendo com que o número de mortos entre militares de Israel suba para onze.

Segundo o jornal Haaretz, um capitão e um sargento teriam sido baleados e mortos em combates diferentes, enquanto um major teria sido morto por um míssil.

Houve, até agora, três mortes entre civis israelenses.

Como Israel não permite a entrada de jornalistas estrangeiros na Faixa de Gaza, as informações sobre o número de mortos não podem ser confirmadas.

Segundo o governo de Israel, o objetivo da ação é atingir os militantes do Hamas, grupo que controla a Faixa de Gaza, e interromper o lançamento de foguetes contra o território israelense.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet