Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

Premiê japonês rejeita pedido para que renuncie

Apesar do aumento de sua impopularidade, o primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, rejeitou hoje os pedidos para que deixasse o cargo, insistindo que precisa retirar a segunda maior economia do mundo da recessão. O apoio popular de Aso está em apenas 20% e há uma crescente frustração pública sobre a forma como ele conduz a morosa economia do país, mas ele diz que a nação precisa ser paciente. "Eu estou confiante de que o partido e eu podemos implementar medidas efetivas para estimular a economia", disse Aso.


O deputado de oposição Yukio Hatoyama, contudo, exigiu a renúncia de Aso e pediu a realização de eleições antecipadas, que pela lei estão previstas para setembro deste ano. Hatoyama, líder do Partido Democrático do Japão, exigiu que Aso desista do plano para devolver impostos para cada família, chamando-o de "uma grande besteira".

O governo espera que a devolução de impostos, no valor de 2 trilhões de ienes (US$ 22 bilhões), ou 64 mil ienes (US$ 700) por família de quatro pessoas - estimule o consumo. Aso incluiu a medida no orçamento suplementar submetido ao Parlamento ontem. "A medida não terá impacto econômico. Além do mais, as pessoas não querem que ela seja implementada", disse Hatoyama. "Isso não é nada além de desperdício de dinheiro público. Se podemos gastar 2 trilhões de ienes, podemos usar esse dinheiro para ajudar os desempregados e os idosos e sustentar despesas médicas."

Mas Aso disse que o pagamento em dinheiro - que ele chama de "assistência de emergência" - irá gerar os gastos necessários para estimular a economia japonesa, para a qual não é esperado qualquer crescimento no próximo ano. "Ao distribuir dinheiro para as famílias, podemos ver a demanda sendo estimulada e podemos esperar efeitos econômicos", disse Aso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet