Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Israel aprofunda ação terrestre na Faixa de Gaza; número de mortos chega a 530

05 Jan 2009 - 10:42

G1/Com informações da Reuters e da France Presse

O Exército de Israel intensificou nesta segunda-feira (5) as ofensivas terrestres na Faixa de Gaza, invadida no sábado.


O número de mortos nos ataques iniciados em 27 de dezembro atinge 530, e 2.500 pessoas ficaram feridas. Em território israelense, 4 pessoas morreram vítimas de foguetes lançados pelo Hamas.

Pelo menos cinco crianças palestinas morreram em bombardeios nesta segunda, segundo fontes médicas palestinas. 

Três meninos faleceram em consequência do disparo de um obus a partir de um carro de combate no bairro de Zeitun, em Gaza, e os outros dois em bombardeios da Marinha israelense contra o campo de refugiados de Chati, também na cidade de Gaza, informou o diretor das emergências palestinas, Muawiya Hasanein, que não revelou as idades das vítimas.

Outras nove pessoas, cujas identidades não foram divulgadas, morreram nas cidades de Beit Hanun e Beit Lahya (norte). 

A aviação de Israel atacou mais de 30 objetivos em Gaza na madrugada desta segunda, informou uma porta-voz militar em Tel-Aviv. "A aviação atacou especialmente uma mesquita em Jabalia, onde armas eram escondidas, assim como casas onde também eram armazenadas armas, veículos que transportavam lança-foguetes e homens armados", acrescentou a porta-voz. "As forças terrestres continuaram seu avanço, apoiadas pelos bombardeios de navios da Marinha."

Segundo testemunhas, os navios israelenses também bombardearam as principais avenidas do território palestino. Os militares dividiram em duas a cidade de Gaza.

As tropas israelenses assumiram posições na antiga colônia de Netzarim pela primeira vez desde a retirada de Israel da Faixa de Gaza em 2005. Na região norte, as tropas israelenses avançaram até o campo de Jabaliyah. 
ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, afirmou que a cidade de Gaza está parcialmente cercada. A declaração foi feita na comissão de Relações Exteriores e Defesa do Parlamento israelense. (assista ao vídeo ao lado)


As declarações do ministro da Defesa confirmam as descrições de testemunhas, segundo as quais os carros blindados israelenses se encontram no sul, norte e leste da cidade de Gaza.

"Atingimos duramente o Hamas, mas ainda não alcançamos todos os objetivos que fixamos e a operação continua", acrescentou.

O Exército israelense diz que dezenas de militantes do Hamas, grupo islâmico que controla a Faixa de Gaza, foram mortos desde o início da ofensiva terrestre no sábado, que começou como uma tentativa de encerrar o lançamento de mísseis contra território israelense iniciada após o fim de um período de trégua em 19 de dezembro.

O presidente francês Nicolas Sarkozy chegou ao Cairo para realizar uma nova tentativa de conseguir uma trégua, que até o momento é repelida por Israel.

Desde sábado (3), ao menos 75 palestinos foram mortos. No lado israelense, o Exército diz que um soldado foi morto em um bombardeio no domingo (4) e que outros 55 militares ficaram feridos desde o início do ataque por terra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet