Olhar Direto

Domingo, 29 de setembro de 2024

Notícias | Mundo

Portugueses vão às urnas neste domingo

Os portugueses vão às urnas, neste domingo (23), para votar para presidente. E, lá em Portugal, quem ocupa esse cargo tem funções um pouco diferente das que são exercidas no Brasil.


A crise econômica que Portugal atravessa foi o principal tema da campanha. As pesquisas indicam que o atual presidente, Aníbal Cavaco Silva, do Partido Social Democrata, deve vencer no primeiro turno. O segundo colocado é o poeta Manuel Alegre, do Partido Socialista.

Ele é eleito pelo povo, vive em um palácio e representa o país. Mas no Brasil e em Portugal, a palavra presidente tem significados bem diferentes.

No sistema português, chamado semipresidencialista, quem nomeia ministros e governa é o primeiro-ministro, que é o líder do partido vencedor das eleições legislativas. O cargo é hoje ocupado pelo socialista José Sócrates.

Já o presidente tem nas mãos o que os portugueses chamam de bomba atômica: a qualquer momento, pode dissolver o Parlamento e demitir o primeiro-ministro. O presidente também pode vetar leis.

Os próprios portugueses se dividem quanto à importância do cargo.

“Não tem muita importância. O presidente pode, de maneira informal, encaminhar as coisas, ir corrigindo as situações”, diz um homem.
“O presidente, neste momento, faz toda a diferença”, afirma uma mulher.

Os cargos de presidente e primeiro-ministro se complementam. Mas Sócrates e Cavaco são de partidos diferentes, e vivem em um clima permanente de tensão política. Durante a campanha, os candidatos se preocuparam em não assustar os investidores. Neste momento, uma crise em qualquer palácio teria reflexos imediatos na economia.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet