Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Milhares de turcos protestam contra ofensiva israelense em Gaza

Milhares de pessoas se manifestaram nesta sexta-feira em Istambul contra a grande ofensiva israelense na faixa de Gaza, que já deixa 420 mortos e 2.180 feridos no seu sétimo dia consecutivo.


A multidão, respondendo ao apelo de várias organizações islamitas, reuniu-se após as preces do dia diante da mesquita de Beyazit, no centro histórico da metrópole. Os manifestantes queimaram bandeiras de Israel e houve alguns confrontos com a polícia.

Desde sábado (27), Israel comanda uma operação militar na faixa de Gaza com bombardeios que atingiram diversos pontos vinculados ao Hamas, como ministérios, casas de ativistas, delegacias, mesquitas, a sede de uma ONG e edifícios da Universidade Islâmica.

Segundo Israel, a ofensiva é uma resposta à violação --e lançamento de foguetes-- do Hamas da trégua de seis meses assinada com Israel e que acabou oficialmente no último dia 19. Trata-se da pior ofensiva realizada por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

A Turquia, país de população de maioria muçulmana mas de regime laico e que mantém boas relações com Israel, condena os bombardeios.

Na Província de Adana, manifestantes e a polícia entraram em confronto diante do consulado de Israel, onde eles queimaram bandeiras do país.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayip Erdogan, está em viagem por vários destinos no Oriente Médio, uma iniciativa diplomática para conseguir um cessar-fogo entre o Exército de Israel e o Hamas. Depois de visitar Síria, Jordânia e Egito, Erdogan viaja neste sábado à Arábia Saudita.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet