Olhar Direto

Sexta-feira, 06 de dezembro de 2019

Notícias / Mundo

Sarkozy visitará o Oriente Médio na segunda-feira; Israel e Cisjordânia estão no roteiro

Folha Online

01 Jan 2009 - 05:26

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou que irá segunda-feira (05) ao Oriente Médio para "buscar os caminhos da paz", em referência ao conflito na faixa de Gaza entre Israel e o movimento islâmico Hamas. 

Os bombardeios israelenses sobre Gaza tiveram início no sábado (27) e já mataram ao menos 380 palestinos. A ofensiva começou uma semana depois do fim de uma trégua de seis meses entre Israel e o grupo extremista Hamas, que domina Gaza desde junho de 2007. Os dois lados se acusam de desrespeitar os termos da trégua.

Uma proposta de cessar-fogo de 48 horas feita pela França foi rejeitada nesta quarta-feira pelo governo de Israel, que mantém preparativos para uma possível invasão terrestre de Gaza. O Hamas diz que vai resistir "até o último suspiro" no caso de uma invasão, e intensificou o lançamento de foguetes sobre cidades ao sul de Israel desde o início dos ataques israelenses. Há registros de quatro israelenses mortos nesses ataques, entre eles um trabalhador da construção civil de origem árabe.

"A França seguirá atuando na África, na Ásia e no Oriente Médio, aonde irei a partir de segunda-feira, porque a vocação da França é ir atrás dos caminhos da paz, em todos os lados, assim como é sua vocação atuar pelos direitos humanos", declarou Sarkozy em sua tradicional saudação de ano novo, transmitida pela televisão.

O presidente francês receberá nesta quinta-feira a ministra israelense de Relações Exteriores, Tzipi Livni. A Presidência francesa anunciou que ele viajará primeiro ao Egito, de onde segue depois para Cisjordânia e Israel, e visitará Síria e Líbano, na terça-feira (06).

Segundo o site do jornal francês "Le Parisien", Sarkozy irá a Israel, reunindo-se depois na Cisjordânia com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, e fazendo, "talvez, escalas no Egito e na Síria".
Sitevip Internet