Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Prefeito afirma que Tião da Zaeli tem experiência para assumir Educação em VG

Para definir a nova composição do staff na segunda gestão, o prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR) afirma que optou por formar uma equipe mais densa composta por técnicos de setor que serão capazes de realizar um bom desenvolvimento em cada área. A contradição parece ter sido na indicação do empresário e vice-prefeito, Tião da Zaeli (PR), em assumir a Secretaria de Educação e ainda acumular a pasta de Esportes e Lazer. Duas áreas distintas e que não fazem parte das atividades do vice-prefeito, que sempre esteve voltado a assuntos empresariais e administrativos.


No entanto, Zaeli juntamente com a esposa são proprietários de uma escola particular de Ensino Fundamental, localizada no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, o que lhe concede então, experiência e total aval para estar à frente da área educacional da cidade. “Ele já tem um bom conhecimento sobre a situação do setor porque tem uma escola e trabalha com essa realidade. Isso reforça a experiência que ele tem para assumir a secretaria”, garantiu o prefeito Murilo Domingos ao anunciar o secretariado em coletiva, nesta manhã.

O cargo inicialmente era para a esposa do vice-prefeito, Miriam Zaeli, que chegou a ser convidada por Murilo, mas recusou o convite. Questionado sobre o assunto, Tião da Zaeli ressalta que diante da recusa foi necessário tomar uma medida emergencial e em conversações com o prefeito, aceitou assumir o desafio e administrar os R$ 70 milhões do orçamento destinado à pasta em 2009. 

Preparação

Para isso, o empresário já adiantou que tem se preparado para o exercício do cargo participando de reuniões e já elencou como prioridade de gestão, conceder o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) aos professores do município. O assunto já vem sendo discutido desde a última gestão pela categoria e foi alvo de muita polêmica, gerando até greves no decorrer de 2008.

Outro desafio é o envolvimento familiar no processo de educação que, segundo Zaeli, é primordial para o desenvolvimento das crianças e dos jovens nas escolas. “É preciso fazer com que a sociedade seja mais participativa e acompanhe o processo. Isso é essencial, importante e contribui para a melhoria do setor”, pontuou.

Também reconhece que o setor é complexo, e confirma a falta infra-estrutura, sendo que muitas escolas de Várzea Grande precisam ser reformadas. O novo secretário informou que 20% das escolas precisam de uma nova estrutura e que essa será a meta na gestão.

Quanto a Secretaria de Esportes e Lazer, ele disse que irá acumular por um breve período e outro nome deverá ser nomeado nos próximos 30 dias, já que o prefeito Murilo Domingos deverá sair em férias no próximo mês deixando o gabinete sob a responsabilidade do vice. 


Acumulou

Além de Zaeli, outros três secretários também vão acumular secretarias.O ex-vereador Benedito Figueiredo, conhecido como Dito Loro (sem partido), assume a secretaria de Governo e a de Comunicação Social. O atual secretário de Serviços Públicos, Benedito Pinto, permanece frente à pasta e assume também a secretaria de Desenvolvimento Econômico. Valdisnei Moreno, atual secretário de Viação, Obras e Urbanismo acumula a Superintendência de Trânsito e Transportes Urbanos (STU). 

Na mesma situação que o vice-prefeito, a escolha de Dito Loro para o setor de Comunicação também gerou motivo de questionamento, pois o novo secretário não é técnico na área. No entanto, ele disse à imprensa que permanecerá no cargo até que seja escolhida uma outra pessoa para assumir a função, num prazo estimado de 30 dias. 

Confira o novo staff de Várzea Grande:

Secretaria de Educação e Cultura – Sebastião dos Reis Gonçalves (vice-prefeito)
Procuradoria Geral – Geraldo Carlos de Oliveira
Secretaria de Governo – Benedito Gonçalo de Figueiredo
Secretaria de Saúde – Jackeline Beber Guimarães
Secretaria de Planejamento – Ester Inês Scheffer
Secretaria de Administração – Faustino Antonio da Silva Neto
Secretaria de Fazenda – Rachid Hebert Pereira Mamed
Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo – Valdisnei Moreno
Secretaria de Serviços Públicos – Benedito Pinto da Silva
Secretaria de Promoção e Assistência Social –Valderez Antonio Ferreira
Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura – Lucineide Lago
Secretaria Particular – Olindo Pasinato Neto
Guarda Municipal – Rodrigo Alonso Lemes
Departamento de Água e Esgoto (DAE)  – Jeverson Missias
Fusvag – Jorge Lafetá
Previvag – Reinaldo Della Pasqua 

Interinos:

Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Benedito Pinto da Silva
Superintendência de Trânsito e Transporte Urbanos – Valdisnei Moreno
Secretaria de Comunicação Social – Benedito Gonçalo de Figueiredo 
Secretaria de Esporte e Lazer - Sebastião dos Reis Gonçalves 

Leia também:

Murilo anuncia secretariado; Tião da Zaeli e Dito Loro vão acumular pastas



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet