Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Câmara de Vereadores exonera 81 servidores comissionados

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou no último mês, 81 exonerações de ocupantes de cargos comissionados, os chamados DAS ou contratos, que foram nomeados diretamente pelo ex-presidente da Mesa Diretora, vereador Lutero Ponce (PMDB). 


Os nomes dos servidores não foram revelados, mas as exonerações serão divulgadas através dos atos publicados na Gazeta Municipal nos próximos dias. O montante que será pago aos ex-funcionários não foi revelado, e está sendo apurado pelo novo presidente da Casa, vereador Deucimar Silva (PP). 

Novas contratações serão realizadas, no entanto, o presidente disse ao site Olhar Direto que o número de cargos comissionados na administração anterior é “exorbitante”, e deverá seguir a administração com a quantidade de funcionários reduzida. “Não há necessidade de termos tantos funcionários comissionados na Câmara”, avaliou. 

O curioso é que em dezembro de 2008, nas últimas sessões realizadas, Lutero Ponce resolveu promover o enxugamento da máquina pública, e apresentou uma nova Resolução, que determina a contratação de apenas 33 servidores para a gestão 2009/2011. 

Para Deucimar, a atitude é no mínimo “estranha”, mas informou que vai seguir com esta determinação e deverá realizar a contratação dos novos 33 nomes, ainda neste mês. 

Os salários dos comissionados estão entre R$ 700 a R$ 5 mil. No quadro de funcionários, apenas 77 são efetivos na Câmara de Vereadores. A medida da direção do Legislativo de exoneração é normal, tendo em vista que serve para deixar os cargos vagos com a intenção de “que o próximo presidente fique livre para as nomeações”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet