Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Wilson anuncia criação da Secretaria do PAC e controle de gastos em janeiro

Criação da Secretaria Ordinária par Assuntos do PAC (Programde Aceleração do Crescimento), crontrole rigoroso dos gastos nos próximos 30 dias, mutirão para regularizar coleta de lixo e disciplinamento de pagamentos foram as principais medidas anunciadas pelo prefeito Wilson Santos, do PSDB, em reunião com todos os secretários municipais, encerrada há pouco.


Fontes informaram que o prefeito já solicitou ao procurador geral do Município, José Antonio Rosa, um anteprojeto de lei para respaldar a mensagem de criação da Secretaria do PAC, cujo titular deve ser João Vieira, atual presidente da Agência Municipal de Habitação. A mensagem deve ser a primeira a ser votada pela Câmara Municipal em fevereiro, após o término do recesso parlamentar. 

A idéia inicial de Santos era criar a Coordenadoria do PAC, mas o tucano preferiu inovar porque sabe da importânci do programa federal para Cuiabá e porque quer inaugurar uma nova fase de relacionamento com o Palácio do Planalto, mais especificamente com o secretário executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo, que vem sendo o principal crítico dos ritmo das obras na capital.

Em relação às medidas contenciosas, o prefeito determinou a suspensão de todos os pagamentos em janeiro, com exceção dos recursos destinados às reformas e ampliação de creches e escolas e aos fornecedores da Secretaria de Saúde. E todos os desembolsos terão que passar pelo crivo do prefeito. O disciplinamento é uma medida preliminar até que o Executivo tenha uma noção mais exata dos efeitos da crise financeira mundial, nos próximos 30 dias.

O prefeito também determinou a realização de um mutirão de 72 horas no sistema de coleta de lixo, que ficou bastante deficiente por conta dos feriados prolongados e por conta de uma espécie de operação-tartaruga desencadeada pelos garis que prestam serviços para a empresa responsável pela coleta. A possibilidade de uma greve chegou a ser cogitada pela categoria na véspera do natal, mas uma intervenção impediu a paralisação.  

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet